Sobre a relação entre o consumismo e a degradação ambiental, as ideias defendidas nesses textos são complementares. Confusas. Contraditórias. Idênticas. Incoerentes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A) Complementares
Explicação:
Os dois textos:
"Texto 1
O consumismo frente à poluição
O comportamento consumista sempre esteve presente em nossa sociedade, desde as antigas civilizações. No entanto, esse fenômeno se intensificou nas civilizações modernas, com a exploração de matérias-primas e consumo excessivo de produtos, acarretando sérios danos ao meio ambiente. [...] o consumismo apresenta uma forte ligação com a poluição causada pelo lixo, uma vez que a compra excessiva gera um descarte excessivo.
Émile Durkheim1 concebe a sociedade como um organismo vivo, cujas partes – instituições e indivíduos – cumprem determinados papéis. Sua ideologia pressupõe o trabalho conjunto e isso se aplica a nossa atual sociedade, na medida em que o descarte de lixo é responsabilidade de cada cidadão. E se trabalharmos juntos obteremos bons resultados.
[...] conclui-se que [...] consumismo e produção de lixo estão intimamente associados. Contudo, se a população se conscientizar sobre os possíveis impactos subsequentes ao consumismo e promover o descarte correto do lixo produzido, teremos uma sociedade mais sustentável sem comprometer o desenvolvimento das futuras gerações."
e
"Texto 2
[...] O alto nível de consumo por parte das pessoas gera um grande número de empregos e faz com que a economia mundial se aqueça, porém, para suprir uma demanda tão grande, muitas empresas se apropriam de espaços naturais e os destroem para produzir. Como consequência, a fauna do local entra em extinção, as árvores e flores são cortadas e o dióxido de carbono presente na atmosfera aumenta, piorando ainda mais o aquecimento global. [...]
Além de gerar muitos empregos, o consumismo estimula a competitividade entre as empresas que, consequentemente, investirão em produtos de maior qualidade para seus clientes. Todavia, também por causa da disputa pela qualidade, as empresas começam a fazer propagandas mais persuasivas [...].
Percebe-se, por conseguinte, que, para impedir a degradação ambiental e a alienação dos cidadãos, torna-se imprescindível a intervenção governamental, fiscalizando e punindo empresas que desrespeitem normas ambientais. Aliado a isso, faz-se necessária a participação das instituições de ensino no estímulo ao desenvolvimento do pensamento filosófico por parte dos alunos, por meio de palestras que os mostrem como questionar as verdades e padrões tidos como absolutos. [...]"
Apresentam informações complementares, um completando o outro, pois o primeiro texto apresenta mais informações sobre o consumismo, enquanto o segundo texto complementa explicando como o consumismo afeta o meio ambiente, e ajuda na degradação ambiental.
- = - = -
Espero ter ajudado!
(Dê a melhor resposta, irá ajudar muito!)
A relação entre consumismo e degradação ambiental é vista na letra A, ou seja, é de complementariedade.
Letra A: complementares.
Isso ocorre porque o consumismo sem controle acaba exigindo ainda mais recursos naturais para a produção de bens de consumo duráveis e não duráveis. Desse modo, a degradação do meio ambiente acaba sendo vista como uma consequência natural do consumo acelerado de bens de consumo.
Na prática, a grande preocupação é com o uso dos recursos naturais. E essa preocupação é vista a partir do fato de que aqueles recursos são escassos e podem acabar com o passar dos anos.
Por fim, vale destacar que o desmatamento de áreas florestais e a falta de rotação de culturas são dois problemas que podem contribuir para a improdutividade da terra (que afeta o plantio de alimentos).
Aprenda mais sobre a relação entre consumismo e degradação ambiental em:
https://brainly.com.br/tarefa/42766171
Você é um(a) vencedor(a)!