Sobre a relação entre história intelectual e história das mentalidades segundo Chartier, leias as assertivas a seguir: I - Para o autor diferentes designações e conceitos como “história da filosofia”, “história das ideias”, “história das mentalidades”, “psicologia histórica” fazem parte de oposições intelectuais e institucionais na delimitação de um território imenso e indeciso. II - A noção de “utensílios mentais” usada por Febvre, em que o estudo da cultura pode ser objetivado em palavras, símbolos, conceitos, não se distingue da noção de hábito mental usada por Panofsky, igualmente relativos a ideias conscientes de grupos sociais. III - Se contrapondo a C. Ginzburg, Chartier concorda que é melhor a quantificação de motivos ou formas intelectuais do que as maneiras como um indivíduo ou grupo se apropriam de uma leitura ou uma ideia. IV - O consumo cultural não fabrica nenhum objeto, mas constitui representações que nunca são idênticas às do produtor. Sobre as assertivas adiante é correto afirmar que:
A. Nenhuma assertiva é verdadeira
B. Todas são verdadeiras
C. São verdadeiras somente as assertivas I, III e IV
D. São verdadeiras somente as assertivas I e IV
E. São verdadeiras somente as assertivas I e II
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Chartier vê as classificações das diferentes "historias" como formas de oposições intelectuais, isso é um problema, pois a historia como um todo é um campo enorme e indeciso Panofsky e Febvre pensavam de formas bastantes similares, mas não no ponto do estudo da cultura, já Ginzburg não concordava com Chartier em relação a quantificação de motivos e formas intelectuais (alternativa D).
O consumo cultural acaba por deturpar a cultura que está sendo consumida já que o que é vendido não é uma representação real da cultura.
Espero ter ajudado!
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