sobre a relação entre clima e a formação vegetal da floresta Equatorial
Soluções para a tarefa
Resposta:
As florestas equatoriais desenvolvem-se em áreas quentes e úmidas. A vegetação é composta por árvores de folhas largas, as chamadas latifoliadas, e a vegetação é sempre verde e não cai das árvores (perene), já que o clima não apresenta grandes diferenças de temperatura e precipitação entre o inverno e o verão.
Devido a grande disponibilidade de água, calor e nutrientes durante todo o ano, as árvores das florestas equatoriais podem atingir mais de 60 metros de altura, apresentando troncos bem grossos e raízes profundas. Ou seja, este tipo de vegetação só pode se densevolver em locais com grande disponibilidade de água e estabilidade climática.
As copas das árvores são grandes, o que reduz a entrada de luz próximo ao solo. Isto permite que solos desta floresta repõem os nutrientes a partir da degradação das próprias folhas que caem das árvores – a vegetação serrapilheira – e por este motivo podem ser classificadas como autofágicas.
A matéria orgânica degradada e o húmus são rapidamente absorvidos pelas plantas, e devido a grande quantidade de água da chuva, que também mobiliza os nutrientes do solo, os solos das florestas equatoriais são considerados pobres em nutriente.
Estas florestas ocorrem na zona equatorial, na América do Sul, África e leste da Ásia