Sobre a relação de distanciamento entre ética e economia leia o texto abaixo:
Pode-se dizer que a importância da abordagem ética diminuiu substancialmente com a evolução da economia moderna. A metodologia da chamada “economia positiva” não apenas se esquivou da análise econômica normativa como também teve o efeito de deixar de lado uma variedade de considerações éticas complexas que afetam o comportamento humano real e que, do ponto de vista dos economistas que estudam esse comportamento, são primordialmente fatos e não juízos normativos. Examinando as proporções das ênfases nas publicações da economia moderna, é difícil não notar a aversão às analises normativas profundas e o descaso pela influência das considerações éticas sobre a caracterização do comportamento humano real. (Sem, 1999, p. 23).
Assinale a alternativa que corresponda ao posicionamento do autor:
Escolha uma opção:
a. O principal argumento do autor, está na ênfase dada às análises econométricas e deixar de lado toda a complexidade analítica sobre o comportamento humano e seu bem-estar.
b. O problema que mais atrapalha é o crédito e endividamento excessivo, os quais acabam por concentrar o dinheiro nas mãos dos grandes empresários e aumentar as desigualdades sociais entre àqueles com menor acesso ao crédito.
c. Como fatores deste afastamento, as questões econômicas foram sendo alicerçadas, prioritariamente, no pragmatismo e na eficiência, no acúmulo de bens e riquezas.
d. O ponto central é que nessas análises econômicas, os direitos fundamentais para o funcionamento da economia, bem como para a vida coletiva em si, são vistos meramente como instrumentos para obtenção de eficiência e outros bens, ou utilidades.
e. O problema consiste nas desigualdades estruturais, ou seja, à medida em há crescimento econômico no Brasil, nem todos os segmentos da sociedade são beneficiados.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
a
Explicação:
Perguntas interessantes