Psicologia, perguntado por Marimitti, 9 meses atrás

Sobre a reforma Sanitária no Brasil, parte histórica importante na criação da saúde coletiva, é CORRETO afirmar.
a)Compõe-se principalmente por quatro dimensões: específica do campo saúde/doença; institucional; ideológica; das relações entre produção, distribuição e apropriação das riquezas de forma a determinar situações de risco.
b)Nos anos de 1960 a saúde era de comando do Ministério da Saúde direcionada, principalmente, às zonas rurais e aos setores mais pobres da população, e tinha como alvo as atividades de caráter preventivo.
c)Esse movimento surgiu a partir de críticas ao sistema de saúde vigente e de reivindicações de uma categoria por direitos trabalhistas.
d)Esse movimento veio de grupos apoiados pela Igreja católica e pela militância de esquerda em bairros pobres das grandes cidades, e criou-se, principalmente, para melhorar as condições de saúde dessas regiões.
e)As ações públicas eram restritas basicamente à cura exercida por aqueles que comprovassem ter experiência. Os pobres e os escravos se utilizavam de curandeiros.

Soluções para a tarefa

Respondido por EscolaSemCranio
24

Resposta:

A

Explicação:

Resposta correta

A Reforma Sanitária Brasileira ocorreu no início da década de 1970, no contexto de luta contra a ditadura, mas se referia a um conjunto de ideias com mudanças e transformações necessárias na área da saúde que melhorariam as condições de vida da população. Era composta, principalmente, por quatro dimensões: ideológica, de saúde/doença, institucional e das relações.

Respondido por viniciusrm19
7

A Reforma Sanitária foi tida como um momento muito importante para o advento de novas concepções sobre saúde, no sentido de fomentar o entendimento sobre situações de risco, assim como o campo saúde (Alternativa A).

Características da Reforma Sanitária

Nos anos 60, a Reforma Sanitária foi essencial para se estabelecer um novo momento para a saúde no Brasil. Este movimento priorizou uma maior qualificação aos cidadãos brasileiros, em relação ao atendimento.

Além disso, definiu as situações de risco, assim como o repasse de recursos para as instituições públicas, como uma forma de se aumentar a qualidade hospitalar no país.

Mais sobre Reforma Sanitária: brainly.com.br/tarefa/44599456

Anexos:
Perguntas interessantes