Ed. Física, perguntado por marialuiza222014, 7 meses atrás

sobre a realização dos Jogos Olímpicos na perspectiva de ser um megaevento esportivo, tendo como principal característica os legados deixados. Pesquise:

Legados positivos que serão deixados pelas Olimpíadas de Tóquio 2020, para cidade de Tóquio no Japão;

Legados negativos que serão deixados pelas Olimpíadas de Tóquio 2020, para cidade de Tóquio no Japão.

Soluções para a tarefa

Respondido por zequigomes47
3

Resposta:

Este trabalho visa a examinar os efeitos institucionais da realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil. Trata-se de analisar as mudanças jurídico-institucionais para atender às demandas das organizações esportivas internacionais que possuem o controle sobre o esporte de alto rendimento e os eventos a ele correlatos, de sorte a identificar eventuais impactos nas instituições do país-sede. Para a consecução desse objetivo, focamos as alterações legislativas efetuadas pelo governo federal brasileiro com vistas ao cumprimento das garantias financeiras, políticas e jurídicas apresentadas pelos comitês de candidatura à Fédération Internationale de Football Association (FIFA) e ao Comitê Olímpico Internacional (COI). Realizamos uma pesquisa documental, enfatizando os dispositivos legais com referência à matéria, entre os quais cabe destacar o Ato Olímpico, a Lei Geral da Copa e a lei que instituiu o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), coligindo-os com a legislação prévia. Em seguida, com fundamento no neoinstitucionalismo sociológico e na tipologia de análise sobre o ambiente legal das organizações de Edelman & Suchman (1997), procedemos à análise de seus efeitos institucionais, efetuando dois movimentos analíticos: (i) o exame da influência das organizações – esportivas e políticas – na produção legislativa; (ii) a discussão sobre como, e em que medida, as referidas alterações legislativas impactam as organizações, com ênfase na dimensão constitutiva do ambiente legal. Quanto ao primeiro, identificamos a ocorrência de legados institucionais na dimensão regulatória do ambiente legal, sendo que esse se deu de maneira normativa no que se refere ao Ato Olímpico e à Lei Geral da Copa e de modo cognitivo no tocante à lei que instituiu o RDC. Com respeito ao segundo, dado que os efeitos nessa dimensão não surgem de imediato, não foi possível verificar a ocorrência de efeitos institucionais nos discursos, práticas e procedimentos das organizações envolvidas no processo, o que sugeriu a necessidade de implementação de uma agenda de pesquisa que possa contemplar os eventuais legados institucionais sobre essa dimensão do ambiente legal. O resultado da pesquisa contribui com a literatura na medida em que lhe acrescenta uma nova diretriz metodológica e uma nova dimensão analítica. No que concerne à primeira, enquanto os estudos acadêmicos comumente se caracterizam por uma abordagem a posteriori, desenvolvemos em nosso estudo a noção de legados pré-eventos. No que se refere à segunda, propõe uma categoria de legados (institucionais) ainda inexplorada pela produção acadêmica sobre países

Explicação:

Tmj linda e nois valeu

Respondido por mariaisabel904
1

Resposta:

a) No evento japonês, ela será associada à tecnologia e à inovação, com carros autônomos, robôs e medalhas produzidas com material coletado de aparelhos eletrônicos e celulares reciclados. No caso das tochas olímpicas e paraolímpicas, foi usado alumínio recuperado de habitações temporárias construídas para as vítimas do tsunami de 2011.

Segundo Makino, Tóquio 2020 deverá deixar um legado intangível para as gerações futuras, por meio da experiência de participar de um evento com pessoas de diversas origens em um único lugar e dentro do lema "Unidos pela Emoção". "Pelo esporte, queremos celebrar a diversidade e a inclusão para a mudança da sociedade, além do respeito humano."

b) Uma questão surgida às vésperas dos Jogos, porém, perturba o mundo olímpico. A cinco meses do início da Tóquio 2020, em 24 de julho, cresce o debate sobre um possível adiamento ou cancelamento da Olimpíada e da Paraolimpíada, na mesma proporção em que se elevam os temores sobre infecção pelo novo coronavírus.

Desde o surgimento dos primeiros casos, em dezembro, já são 105 mil infectados e quase 3.600 mortos. O Japão é um dos países mais afetados.

Explicação:

é sobre isso :)


be4tris: e tá tudo bem..
Perguntas interessantes