sobre a questão indígena quem foi designado a chefe a a construção de linhas telegráficas e estabelecia a comunicação entre o Rio de janeiro e as regiões de fronteiras com a Bolívia e o Paraguai em 1890 este contrato foi muito importante para quê
Soluções para a tarefa
Resposta:
Mais de quinhentos anos se passaram na história do Brasil, todavia situações relacionadas à população indigena ainda não foram resolvidas de modo satisfatório. Através do passar dos anos percebe-se que muito da cultura inerente a esse povo se perdeu. Ao percorrer os livos da história vamos, indubiltavelmente, lembrar do momento em que os portugueses chegaram ao País, invadindo os territórios indígenas, com consequente choque étnico cultural, além de tentativas de catequizar, evangelizar, para posteriormente empregá-los em trabalhos escravos, e trabalhos de garimpo. Dentre vários desrespeitos, cita-se as maiores perdas: as linguagens e idiomas próprios, crenças, e rituais, que eram elementos muito singulares e peculiares de cada grupo indígena.
Desde a colonização até os dias atuais, perduram circunstâncias de desrespeito em relação à cultura e identidade, e obviamente, os direitos são constantemente ameaçados. Após todo esse cenário de desrespeito, os governos brasileiros recentes buscam propiciar dignidade aos grupos indígenas que ainda restam no País, buscando devolver dignidade, preservar a rica história, que se confunde com a organização do território brasileiro. É de notório saber que, historicamente, quanto maior o tempo de convivência dos povos, que ainda mantém suas tradições, com os brancos, mais o risco das tradições serem perdidas. Na atualidade, a preservação do território e da cultura dos nativos, é um dos grandes desafios, que serão tratados nos próximos capítulos deste trabalho. Essas áreas de preservação ambiental são exploradas ilegalmente por fazendeiros, garimpeiros, e grandes empresários, sobretudo em áreas onde o Estado não se faz presente por intermédio dos seus órgãos de fiscalização. Vale lembrar que qualquer exploração e aproveitamento de recursos hídricos e riquezas minerais, só podem ser feitos com autorização do Estado.
(Textão, mas tomara que ajude você)
Explicação:
Espero ter ajudado!