Geografia, perguntado por gustavum10, 11 meses atrás

Sobre a questão agrária no Brasil, marque V para as proposições que considerar verdadeiras e F para as proposições que considerar falsas: I.( ) Historicamente, a distribuição de terras no Brasil visava a repartir as terras igualmente entre a Coroa e os colonos. II.( ) A distribuição de terras no período colonial produziu terras devolutas, ou seja, terras que a Coroa cedeu às pessoas e que não foram cultivadas. Por isso, essas terras foram devolvidas. III.( ) A Lei de Terras foi criada em 1850 com o objetivo de oferecer mão de obra aos fazendeiros produtores de café. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA a) FFV b) FVV c) VFF d) VFV

Soluções para a tarefa

Respondido por iza121203
232

Resposta:

I. Falsa: Historicamente, a distribuição de terras era utilizada como meio de ocupar áreas desabitadas e facilitar o controle do território.

II. Verdadeira

III. Verdadeira

Logo a alternativa correta é a letra B

Se te ajudei:

  • deixe seu coração
  • sua estrela
  • marca como melhor resposta

Respondido por marcelopedraz
2

Pelo o que está exposto no texto, podemos dizer que a primeira afirmação, sobre a partição igualitária de terras entre Coroa Portuguesa e colonos é irreal, logo, temos que a alternativa correta é a B.

A questão agrária no Brasil teve seu inicio com a distribuição de terra por parte da coroa para povoamento e conquista de território. Essas terras distribuídas, em caso de não serem utilizadas de acordo com a coroa, eram devolvidas, se tornando terras devolutas.

Sobre a Lei de Terras de 1850, ela teve como objetivo redefinir a questão da posse agrária, dessa forma ajudando na transição pós escravocrata com a inserção de mão-de-obra estrangeira. Essa lei teve um profundo impacto nos cafeicultores da época.

A Lei de Terras de 1850

A Lei de Terras tornou a compra o único meio de aquisição de terras públicas, abolindo o direito de adquirir o título legal por meio de ocupação simples.

A lei criou um serviço chamado Secretaria Geral de Terras Públicas para controlar o acesso e promover a colonização.

A Lei de Terras representou uma reformulação da política fundiária no Brasil. Durante o período colonial, as terras eram adquiridas por ocupação efetiva, compra, herança ou doação.

Com a independência, as doações de terras foram abolidas e a ocupação efetiva, compra e herança de terras tornaram-se as formas de aquisição predominantes até 1850.

Saiba mais sobre a Lei de Terras em:

https://brainly.com.br/tarefa/3943743

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes