Geografia, perguntado por anaclaravitoriafoxv, 7 meses atrás

Sobre a questão agrária brasileira, é correto afirmar: *
a. Os grandes proprietários monopolizam a maioria das propriedades rurais, que são exploradas de forma intensiva.
b. Os conflitos pela terra no Brasil estão relacionados com o processo de concentração fundiária.
c. Os pequenos proprietários de terras agrícolas possuem áreas suficientes para permitir vida decente e boa alimentação a suas famílias.
d. Com a expansão do capitalismo no campo, os grandes proprietários passaram a investir na agricultura para o mercado interno.
e. As transformações que vêm ocorrendo nas relações de trabalho no campo brasileiro estão relacionadas com os processos de divisão de terra para a reforma agrária

Soluções para a tarefa

Respondido por isamattbel96
85

Resposta:

1. d) Maior organização dos trabalhadores rurais, que buscam soluções para a questão da terra e para a concretização da reforma agrária.

2. b) Os conflitos pela terra no Brasil estão relacionados com o processo de concentração fundiária.

Explicação:

1 - Os movimentos sociais criados promoveram a maior organização dos trabalhadores rurais, objetivando a concretização da reforma agrária.

2 - Os conflitos que se observam no campo brasileiro são gerados pelo fato de que a estrutura fundiária brasileira é marcada pela concentração fundiária, ou seja, poucas pessoas são donas de grandes extensões de terras e muitos trabalhadores não possuem terra para plantar.

Classroom


barretoflorjoaopedro: qual das 2 e correta?
isamattbel96: B é a resposta correta dessa questão
isamattbel96: D é a resposta da primeira pergunta no Classroom
isamattbel96: Tá certinha a resposta
Respondido por winederrn
40

Sobre a questão agrária brasileira, a alternativa correta é: B) Os conflitos pela terra no Brasil estão relacionados com o processo de concentração fundiária.

Isso ocorre porque existem poucas famílias que são donas de grandes pedaços de terras. Nesse caso, essas famílias são socialmente privilegiadas, usam as terras para fins econômicos (como o agronegócio) e, em alguns casos, chegam até a não cumprir a função social da propriedade rural.

Nesse sentido, muitos movimentos sociais cobram a função social da terra por parte do Estado e iniciativa privada. E essa cobrança tem o objetivo de conseguir terras rurais para as famílias que não possuem um lugar para morar e sobreviver com os resultados do campo.

Dessa forma, a concentração de terras (concentração fundiária) nas mãos de poucas pessoas contribui para o aumento da desigualdade no acesso à terra em nosso país.

Aprenda mais sobre esse tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/19294089

Sucesso em sua jornada!

Anexos:
Perguntas interessantes