Sobre a prosa de Clarice Lispector, considere as seguintes afirmativas: I. A originalidade de sua obra, aliada à força de sua linguagem e à intensidade das emoções das suas personagens, provocou um incômodo estranhamento nos leitores. A crítica literária não compreendeu de imediato as inovações propostas em seu primeiro romance, Perto do coração selvagem. II. A força e a síntese de seus textos aproximam sua prosa aos elementos da poesia, elementos que fizeram de Clarice uma escritora única em nossa Literatura. III. A escritora adotou em sua obra elementos da introspecção psicológica tradicional ao desvendar o universo mental da personagem de forma linear. IV. Sua linguagem é direta e simples: priorizou em sua obra as tradicionais técnicas de estrutura da narrativa. V. Embora tenha iniciado sua carreira literária em uma época em que os romancistas brasileiros voltavam-se para a Literatura regionalista ou para a Literatura de denúncia social, Clarice priorizou elementos como o universalismo e os questionamentos existenciais inerentes ao ser humano. Quais são as corretas? E explique-as:
Soluções para a tarefa
Resposta: As corretas são I, II e V (Letra A)
I. Clarice Lispector é uma escritora ucraniana, mas que viveu no Brasil por muitos anos e se autodeclarava pernambucana. Nasceu em 1920 e fez parte da terceira fase do modernismo brasileiro, isto é, "Geração de 45".
Lispector é muito importante para a literatura brasileira, tendo escrito poesias, contos, crônicas e obras infantis.
II. A autora tinha um modo único de criar: escrevia, mas não gostava de suas obras e nem se considerava uma autora renomada.
Obras como: A Hora da Estrela, Laços de Família, Água Viva são conhecidas e muito lidas pelos amantes da literatura.
IV. As obras de Clarice apresentam um ar de pessimismo, reflexão e questionamentos filosóficos. São obras de sentido psicológico e mexem com os sentidos dos leitores.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/19925572