Biologia, perguntado por flypokego, 5 meses atrás

Sobre a produção de energia elétrica no Brasil, com base na análise do gráfico sobre as fontes principais e utilizando seus conhecimentos, assinale a alternativa incorreta: A energia eólica e de biomassa representam juntas cerca de 65% da geração de eletricidade no Brasil. A energia nuclear representa cerca de 2,5% da matriz elétrica brasileira. As hidrelétricas correspondem a grande parte da produção de eletricidade no país. Embora a matriz elétrica brasileira seja limpa, a fonte de energia mais utilizada no Brasil ainda é o petróleo e seus derivados. A produção de energia elétrica no Brasil utiliza principalmente fontes renováveis.

Soluções para a tarefa

Respondido por lumontesinoscabral
2

O petróleo é utilizado para a geração de energia para veículos motores, através da produção de gasolina, óleo diesel, querosene. Além disso, também é responsável pelo abastecimento de usinas termoelétricas. É a principal fonte de energia brasileira.

A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas. Apesar disso, o país só utiliza 25% do seu potencial hidráulico. Além do mais, o Brasil ainda importa parte da energia hidroelétrica, uma porção dessas importações é referente à propriedade paraguaia da Usina Binacional de Itaipu, outra parte se refere à compra de eletricidade produzida pelas usinas de Garabi e Yaciretá, na Argentina.

A energia nuclear também é um recurso energético utilizado no país. O seu uso foi idealizado no início da década de 1960 e implantado a partir de 1969, com a criação do Programa Nuclear Brasileiro, sob a argumentação de que a energia hidroelétrica, por si só, não seria suficiente para conduzir a matriz energética do Brasil. Tal argumento se mostrou falso primeiramente pela descoberta da real capacidade hidráulica do país (a terceira maior do mundo) e, em segundo lugar, pela descoberta posterior de novas formas de produção de energia, como os biocombustíveis.

Em 1981, foi inaugurada a primeira Usina Nuclear brasileira, localizada na cidade de Angra dos Reis e, por isso, denominada de Angra I. Porém, por problemas técnicos, ela foi desativada e, atualmente, não se encontra em operação.

Posteriormente, em um acordo com a Alemanha, foram iniciados os projetos de Angra II e III, que deveriam entrar em funcionamento na década de 1980. Entretanto, a usina de Angra II começou a operar em 2000 e Angra III até hoje não foi concluída.

Perguntas interessantes