Sobre a prática do Re-Arranjo, Estratégia Criativa, considere as seguintes alternativas e assinale aquela que não apresenta uma de suas premissas:
Escolha uma:
a. A meta final volta-se para a vivência cultural do aluno, no sentido de ampliá-la, desenvolvendo os meios (de percepção, pensamento e expressão) para que ele possa apreender as mais diversas manifestações musicais como significativas, inclusive aquelas que, originalmente, não lhe eram acessíveis;
b. A música contemporânea não deve fazer parte da prática do Re-Arranjo;
c. Um dos objetivos pedagógicos dessa prática é desenvolver a atividade criadora, ou seja, levar o aluno a expressar-se através de elementos sonoros.
d. Há necessidade de considerar a vivência cultural do aluno e, sempre que possível, basear o trabalho sobre ela ou seja, sobre a música que ele ouve e que faz parte de sua vida;
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 3,0 ponto(s).
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
Para John Sloboda, educador conhecido internacionalmente por seu trabalho na área de Psicologia da Música o desenvolvimento musical de uma criança, até o sseus três anos se dá em três fases. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma dessas três.
Escolha uma:
a. Entre dois e três anos a característica é a de ampliação do potencial de organização musical em canções.
b. O primeiro traço de consciência musical que a criança apresenta é alguma forma de diferenciação entre sequências musicais ou entre música e sons.
c. Até os 12 meses o bebê não consegue fazer qualquer diferenciação entre sons, sua capacidade, que poderia ser considerada musical, sugre somente a partir desta idade.
d. Entre 12 e 18 meses há aparecimento do chamado canto espontâneo.
Questão 3
Ainda não respondida
Vale 3,0 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
França (2003) argumenta que a educação musical deve contemplar as características da música enquanto discurso simbólico. Segundo a autora, ati- vidades de composição são muito importantes nesse processo, porque:
“Os alunos podem articular e compartilhar seu ____________musical, sendo as criações resultantes expressões legítimas de ____________ e______________. Essa é uma forma de se engajarem na “conversação” de uma maneira__________________________
e construtiva, desenvolvendo a “sua voz”. França, 2003, p. 54.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.
Escolha uma:
a. pensamento ; sua vida intelectual ; afetiva ; crítica
b. pensamento ; seu conhecimento ; técnica musical ; habilidosa
c. conhecimento ; sua competência ; cultura ; crítica
d. gosto ; suas preferências ; cultura ; hábil
Questão 4
Resposta salva
Vale 3,0 ponto(s).
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
Walter Smetak, compositor suíço nascido em Zurique em 12 de fevereiro de 1913 e naturalizado brasileiro em 1968. Morreu em Salvador no dia 30 de maio de 1984 e foi um músico excepcional tendo influenciado uma geração de ídolos nacionais como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Marco Antônio Guimarães. Dedicou-se inicialmente à música clássica e foi um exímio violoncelista. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma de suas realizações na área da pesquisa em música.
Escolha uma:
a. sua pequisa em música experimental foi denominada “Iniciação pelo Som”, realizada sob o impacto dos estudos realizados na Eubiose, corrente teosófica dedicada à ciência da vida.
b. construiu ou adaptou muitos instrumentos musicais para a execução da música microtonal, por acreditar que essa música era superior à tonal;
c. fundiu vários elementos eruditos e populares, incrementando o ruído como uma ferramenta sonora;
d. popularizou o ensino de instrumentos de cordas friccionadas;
Questão 5
Resposta salva
Vale 3,0 ponto(s).
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
Segundo o Dicionário Grove de Música, qual a definição de Música Erudita?
Escolha uma:
a. Música que é criada em formas pré-estabelecidas
b. Música que é tocada por instrumentos eruditos
c. Música que é fruto da erudição e não das práticas folclóricas e populares
d. Música que é registrada em notação própria em partitura
COLOQUEI AS SEGUINTES ALTERNATIVAS:
1b
2c
3d
4d
5c
ERREI UMA DELAS E TIREI 1.2
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
b. A música contemporânea não deve fazer parte da prática do Re-Arranjo;
Perguntas interessantes