Sobre a política na Primeira República brasileira, 1889-1930, assinale a afirmação incorreta. *
a) O coronelismo e a política dos governadores são dois traços marcantes na conjuntura política desse período, funcionando como mecanismos de controle do acesso ao poder do Estado.
b) Durante todo esse período, houve um predomínio do poder executivo que governava por meio de acordos, em nome das oligarquias estaduais.
c) As eleições desse período ficaram conhecidas na história do Brasil pelas constantes fraudes e pelo uso do “voto de cabresto”.
d) A tolerância e a paciência dos governantes com as reivindicações populares marcam esse período, o que pode ser observado em episódios como Canudos e Contestado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na minha opinião é a Letra "D".
Explicação:
Durante a Primeira República, o Brasil era predominantemente um país agrário. Nesse quadro predominava um fenômeno denominado “coronelismo”, decorrente na enorme concentração de terra nas mãos de poucos fazendeiros que exerciam poder de mando local. Esses chamados “coronéis” garantiam o controle do voto da população de determinadas localidades através do “voto de cabresto”, ou seja, recorria à violência ou a sua influência para obrigar o eleitor a votar no candidato de sua preferência.
Durante a Primeira República, o Brasil era predominantemente um país agrário. Nesse quadro predominava um fenômeno denominado “coronelismo”, decorrente na enorme concentração de terra nas mãos de poucos fazendeiros que exerciam poder de mando local. Esses chamados “coronéis” garantiam o controle do voto da população de determinadas localidades através do “voto de cabresto”, ou seja, recorria à violência ou a sua influência para obrigar o eleitor a votar no candidato de sua preferência.Ou seja, só restou os "Canudos" e "Contestados". E pelo que sei entre eles houve uma guerra.
Por isso Letra "D".