Sobre a perspectiva weberiana sobre a burocracia, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Weber foi o sociólogo da revolução industrial e concebeu os processos burocráticos como solução para que a atividade produtiva ganhasse escala e tivesse menos desperdícios.
( ) Weber concluiu que ao longo dos últimos séculos, a sociedade ocidental se tornou mais racional e desapegada às narrativas místicas e religiosas.
( ) Para Weber, a burocracia pode ser compreendida como uma forma de dominação social, uma vez que se configura como uma técnica de controle.
( ) Sob a perspectiva weberiana, compreendemos que a racionalidade instrumental e a burocracia foram condições que contribuíram para a evolução do capitalismo na modernidade.
Soluções para a tarefa
F-F-V-V.
Quando Weber, parte do pressuposto que o desenvolvimento da sociedade se liga diretamente as diferentes instituições e suas formações, ou seja, nós enquanto indivíduos nos tornamos seres que se adaptam à todas as modificações do sistema sem ao menos ir na contramão do que foi estabelecido;
Ou seja, os tipos ideais surgem como formas de coercitividade para a manutenção do equilíbrio social, podendo ser aplicada em instituições escolares. mecanismos estatais, entre outros.
Resposta:
LETRA A)
F V V V
Explicação:
Weber não concebeu os processos burocráticos do Estado, mas os descreveu como um fenômeno da modernidade. Na obra A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, Weber descreve o processo de desmistificação do mundo e da ascensão da racionalidade instrumental como base do pensamento da sociedade capitalista. Entre as formas de dominação descritas por Weber, está a burocrática, baseada na autoridade formal. A racionalidade instrumental um elemento que corroborou para consolidação do sistema capitalista na modernidade. Aula 2; Tema 5.