História, perguntado por richard5537, 9 meses atrás

Sobre a participação dos holandeses na economia colonial brasileira é correto afirmar:

Soluções para a tarefa

Respondido por kaueguilherme1
12

Durante as primeiras décadas do período colonial, os portugueses decidiram viabilizar a exploração do espaço colonial com o desenvolvimento da exploração açucareira. A escolha por esse produto se deu, inicialmente, em função da possibilidade de comercialização com o amplo mercado consumidor europeu e as condições climáticas que favoreciam seu plantio no Brasil. Além disso, o domínio português sobre algumas eficientes técnicas de plantio também influíram nesta mesma decisão.

Contudo, apesar de tantas vantagens apresentadas pelo desenvolvimento dessa atividade, a produção açucareira exigia uma complexa infraestrutura que envolvia o uso de grandes propriedades, a farta disponibilidade de mão de obra, manutenção de pastos para animais de tração, extração de madeira e a construção de instalações apropriadas para o beneficiamento da cana-de-açúcar. De fato, a empresa colonial exigia um alto investimento.

Não tendo todo o capital exigido para o negócio, Portugal contou com o auxílio de banqueiros europeus que financiavam uma considerável parte deste empreendimento. Dentre esses financiadores se destacavam os banqueiros holandeses, que, com o passar do tempo, passaram também a intermediar a negociação do produto em diferentes pontos da Europa. Assumindo o papel de atravessadores, acabavam abocanhando uma considerável parcela dos lucros.

O expressivo papel desempenhado pelos holandeses na consolidação da empresa açucareira foi de grande importância para a expansão da classe mercantil daquele país. Além disso, o ritmo de exploração e desenvolvimento dos centros de produção no Brasil provavelmente não teria alcançado o mesmo ritmo sem essa mesma participação do capital holandês. Apesar do bom relacionamento comercial que se desenvolvia entre Portugal e Holanda, essa parceria tomou outros rumos no final do século XVI.

Respondido por Suzi072022
0

A alternativa correta é a D. Os holandeses tiveram grande participação no empreendimento do açúcar no Brasil, pois Portugal não possuía os recursos para desenvolvê-lo desde a colheita até a revenda na Europa.

Antes da União Ibérica (1580-1640), a relação entre Portugal e Holanda era estreita. Estes financiaram boa parte do projeto colonial português no Brasil e participavam ativamente do transporte marítimo e comércio do produto, portanto, lucraram muito com esse processo.

Economia colonial  

  • Portugal era uma monarquia absolutista e mercantilista, sendo o açúcar o principal produto comercializado para manter a balança econômica favorável.
  • Os portugueses emprestaram recursos da Holanda para iniciar o empreendimento no Brasil.
  • A Holanda criou a Companhia das Índias Ocidentais, que monopolizava o comércio de açúcar no Atlântico.
  • O açúcar foi a base da economia portuguesa durante a colonização.
  • Para o Brasil, o produto só perdeu espaço no século XIX com o crescimento do café.

A questão completa é:

"Sobre a participação dos holandeses na economia colonial brasileira é correto afirmar:

a) Eles financiavam as guerras contra os indígenas, para mantê-los longe dos canaviais.

b) Eles compravam escravos no Brasil e os levavam para outras colônias.

c) Eles forneciam açúcar mais barato ao Brasil.

d) Eles transportavam, refinavam e vendiam o açúcar na Europa."

Sobre a colonização do Brasil, confira: https://brainly.com.br/tarefa/4394683

#SPJ2

Perguntas interessantes