História, perguntado por kauanecamargo7, 9 meses atrás

Sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra é correto afirmar: *

1-No retorno pra casa, os soldados brasileiros foram tratados como heróis, receberam ótimas oportunidades de trabalho e ótimas perspectivas de vida.
2-Apesar da falta de preparo e de recursos, o Brasil foi fundamental para os aliados na vitória no Norte da África.
3-O Brasil mandou apenas equipes de apoio e logística, não se envolvendo diretamente do conflito armado.
4-A participação do Brasil na Segunda Guerra é motivo de vergonha das Forças Armadas até os dias de hoje.
5-Apesar da falta de preparo e de recursos, o Brasil foi fundamental para os aliados na vitória na Itália.

Soluções para a tarefa

Respondido por sobreiroisabelerb
0

Brasil vai à guerra

A reação alemã com o rompimento de relações diplomáticas realizado por Getúlio Vargas ocorreu em agosto de 1942, quando submarinos alemães torpedearam e afundaram cinco navios mercantes brasileiros. Os ataques indignaram a opinião pública, e Getúlio Vargas declarou guerra à Alemanha naquele mesmo mês.

A declaração de guerra contra o Eixo fez com que o Brasil mobilizasse soldados para que fossem enviados ao fronte de batalha. Em novembro de 1943, foi criada a Força Expedicionária Brasileira (FEB), e soldados de diferentes partes do país foram convocados para formar um corpo de aproximadamente 25 mil militares, comandados pelo general Mascarenhas de Morais. Esses soldados ficaram conhecidos pelo nome de “pracinhas”.

O envio de soldados brasileiros não foi uma imposição dos Estados Unidos, mas surgiu de uma demanda interna do próprio governo brasileiro. Apesar disso, a participação do Brasil na guerra encontrou a oposição dos Aliados, que temiam a pouca preparação dos soldados brasileiros. Os pracinhas foram integrados com o 5º exército americano e atuou nos combates no norte da Itália.

A princípio, o exército brasileiro mostrou-se mal preparado e equipado para a guerra, e isso ficou evidenciado em um primeiro combate, no qual, de acordo com o historiador Thomas E. Skidmore, os brasileiros sofreram pesadas baixas contra os alemães e foram obrigados a recuar2. É importante lembrar que, além da pouca preparação dos pracinhas, os soldados alemães estavam em posições de defesa muito boas e equipados de metralhadoras potentes.

Após ser reequipado e passar por novo treinamento com os soldados americanos, o exército brasileiro foi lançado novamente à batalha e teve participação na Batalha de Monte Castello, cuja conquista foi realizada em fevereiro de 1945. Outras participações do Brasil na guerra ocorreram em Castelnuovo, Montese, Fornovo di Taro etc.

Ao final da guerra, a atuação brasileira havia resultado em 454 soldados brasileiros mortos em combate. Com a ocupação Aliada em determinadas partes da Europa, o exército brasileiro recebeu o convite para auxiliar na ocupação da Áustria, porém o comando militar do Brasil rejeitou o convite, segundo o historiador americano Frank McCann3.


kauanecamargo7: Mas qual é a resposta?
sobreiroisabelerb: Voce terala se compreender
Perguntas interessantes