História, perguntado por brunnotaylor, 5 meses atrás

Sobre a organização política dos povos Maias: Possuíam um regime político baseado na teocracia, cujas lideranças eram encaradas como divindades. Sobre a organização política dos povos Maias: Possuíam um regime político baseado na teocracia, cujas lideranças eram encaradas como divindades.


patriciasallesbueno: E a A-afirmacão correta
patriciasallesbueno: Eu coloquei essa e a certei
EmmaDoFriboi: Letra a
shirkeii27: verdadeira
fanneventos: Letra A

Soluções para a tarefa

Respondido por chriskesiat
7

Resposta:

Em seu sentido inicial, a teocracia é um termo de origem grega que significa “governo divino”. Nesse sentido, definimos a teocracia como todo governo em que justificativas de natureza religiosa orientam a formação do poder instituído. Na maioria dos casos, o chefe político é visto como um representante direto de alguma divindade ou chega a assumir a condição de divindade encarnada.

Explicação:

Ao estudarmos diversas civilizações da Antiguidade, notamos que a teocracia tem grande presença na organização política de alguns povos. O exemplo mais famoso desse tipo de governo aconteceu no Egito Antigo, quando o faraó era adorado como filho do deus Amon-Rá e reconhecido como a encarnação de Hórus, o deus-falcão. Para os egípcios, a oferenda de sacrifícios e a felicidade pessoal do faraó eram fundamentais na manutenção de uma relação saudável com as outras divindades.

Em outros contextos, apesar de não observarmos a constituição de uma teocracia, percebemos que a justificativa religiosa exerce enorme peso em algumas situações. Em algumas democracias, os candidatos que não assumem nenhum tipo de opção religiosa perdem uma quantidade expressiva de votos da população. Além disso, existem vários casos em que determinado indivíduo alcança algum cargo político por conta de sua posição em alguma instituição religiosa ou pela indicação de alguma liderança clerical.


brunnotaylor: obrigada
augustobreno: nao consegui
Respondido por EduardoPLopes
14

A afirmação é verdadeira, tendo sido o modelo teocrático Maia semelhante ao que existia, por exemplo, no Egito durante o período dos faraós. A proximidade entre a Religião e o Estado na civilização Maia era uma forma de justificar ideologicamente as diferenças sociais e políticas existentes.

A religião era também uma forma muito comum de explicar fenômenos naturais para os quais os Maias não tinham outra explicação (como os fenômenos astronômicos) ou para dar um sentido social comum para aquela sociedade. O povo Maia, vale ressaltar, entrou em declínio antes da chegada dos europeus, de modo que muito daquilo que produziram acabou se perdendo no tempo.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/5706764

Anexos:
Perguntas interessantes