Sobre a oração "Ele é um menino igual a você":
a) Qual é o sujeito? 2 pontos
Sua resposta
b) Qual é o predicado? 2 pontos Sua resposta
c) O verbo do predicado é de ligação ou é uma ação? 2 pontos Sua resposta
d) O predicado é verbal ou nominal? 2 pontos Sua resposta
Sobre a oração "Ele joga muito melhor do que eu":
a) Qual é o sujeito? 2 pontos Sua resposta
b) Qual é o predicado? 2 pontos Sua resposta
c) O verbo do predicado é de ligação ou é uma ação? 2 pontos Sua resposta
d) O predicado é verbal ou nominal? 2 pontos Sua resposta
Soluções para a tarefa
Resposta: O sujeito é o menino. O predicado é "Ele um menino igual a você". É de ligação. É nominal.
O sujeito é ele. O predicado é "Ele muito melhor que eu". É de ação. É verbal.
Explicação:
Espero ter ajudado :)
Resposta:
1-
a) ''ele''
b) ''é um menino igual a você''
c) ligação
d) nominal
2-
a) ''ele''
b) ''joga muito melhor do que eu''
c) ação
d) verbal
Explicação:
O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.
O predicado, formado por um ou mais verbos, é aquilo que se declara sobre a ação do sujeito, concordando em número e pessoa com ele. Para compreender melhor, observe o exemplo: Lúcia correu no final da semana passada.
Os verbos de ação possuem significado próprio e revelam algo que está sendo realizado pelo sujeito, dentro da frase. Os verbos de ação estão presentes no predicado verbal e no predicado verbo-nominal. Alguns exemplos de verbo de ação são: sair, bater, ir, vir, beber, gritar, entre outros.
Os verbos de ligação, verbos copulativos ou verbos relacionais não indicam ação, e sim uma qualidade, estado ou classificação. Estes verbos fazem a ligação entre dois termos: o sujeito e suas características. Existem vários tipos de verbos de ligação: ser, estar, parecer, permanecer, ficar, continuar, tornar-se, virar (no sentido de "tornar-se"), andar (não no sentido de "caminhar" e sim no sentido de "por", "encontrar-se"; por exemplo, "João anda meio triste ultimamente"), ficar, encontrar-se, viver, etc
O predicado nominal é um tipo de predicado que tem como núcleo um nome (substantivo ou adjetivo). Além disso, ele indica estado ou qualidade de algo, sendo formado por um verbo de ligação e o predicativo do sujeito. Note que o predicativo do sujeito é sempre o núcleo do predicado nominal.
O predicado verbal não possui um predicativo do sujeito, ou seja, um termo que qualifica o sujeito da ação. Além disso, ele não apresenta um verbo de ligação (estado ou qualidade) e sim, um verbo de ação (transitivo ou intransitivo).
espero ter ajudado, qualquer dúvida, me procure ^^