Sobre a ofensiva nazista na Europa, assinale as afirmações verdadeiras: 0 pontos a) Os nazistas adotaram a guerra-relâmpago e, entre 9 de abril e 14 de junho de 1940, invadiram e conquistaram cinco países: Dinamarca, Noruega, Holanda, Bélgica e França. b) Liderados por Winston Churchill, os ingleses resistiram aos bombardeios aéreos sobre Londres. c) Interessado nas riquezas soviéticas (petróleo, minérios e cereais) e devotando ódio ao comunismo, Hitler traiu o pacto de não agressão firmado com Stalin e ordenou a invasão da União Soviética em junho de 1941. d) Os nazistas avançaram sobre a cidade de Stalingrado, onde travaram com os soviéticos a maior batalha terrestre da Segunda Guerra: a Batalha de Stalingrado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b), c), d)
Explicação:
a) Falsa, pois os nazistas não só conquistaram esses países, também conquistaram Polônia (setembro de 1939), Dinamarca (abril de 1940), Noruega (abril de 1940), Bélgica (maio de 1940), Países Baixos (maio de 1940), Luxemburgo (maio de 1940), França (maio de 1940).
b) Verdadeira, pois na fase mais avançada da batalha, o Reino Unido chegou em situação de extrema necessidade. Não havia mais contingente de pilotos, recrutas com pouco mais de duas horas de vôo eram levados a linha de frente e eram abatidos muito facilmente pelos pilotos alemães, que tinham a maior força aérea do mundo naquela época. A resistência nacionalista de Winston Churchill, que insuflava a população em discursos no rádio, e também o fato da rainha Elizabeth, esposa do Rei Jorge VI (e mãe da rainha Elizabeth II) não aceitar asilo político em local seguro oferecido pelos Estados Unidos, ajudavam a manter o moral da população britânica alto.
c) Verdadeira, Hitler era um nazista que acreditava na superioridade ariana, a URSS detinha muitas riquezas e Hitler sempre deixou claro seu odio ao comunismo.
d) Verdadeiro. A Batalha de Stalingrado foi a maior batalha travada durante a Segunda Guerra Mundial. Ocorreu entre os exércitos alemão e soviético de julho de 1942 a fevereiro de 1943 e resultou na morte de aproximadamente dois milhões de pessoas. O esforço gigantesco realizado pelos soviéticos e o esgotamento da força dos exércitos alemães resultaram em uma vitória soviética fundamental para o destino do conflito.