Sobre a ocupação do Brasil e os interesses econômico de Portugal em relação ao Brasil
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Brasil, durante a colonização portuguesa, exerceu a função de fornecedor de matérias - primas e não conseguiu alcançar sua industrialização. O processo de colonização do Brasil esteve inserido na lógica de acumulação primitiva de capital ou mercantilismo ( séculos XV ao XVIII), período marcado pela Primeira Divisão Internacional do Trabalho, em que diferentes regiões forneciam bens agrícolas, vegetais e minerais para as metrópoles, que por sua vez ficavam responsáveis pela fabricação dos produtos manufaturados.
-A expansão mercantilista de Portugal iniciada no século XV foi pautada na conquista e expropriação material e cultural, alcançando status de nação expansionista ao quebrar o monopólio italiano e abrir novos caminhos pela costa da África .
Explicação:
O Brasil ,diferente de países como Peru e México, não possuia uma sociedade hierarquizada e tão bem organizada , nem mesmo contava com grandes jazidas de ouro e prata. Mas a rivalidade entre os centros expansivos europeus fez com que os portugueses tratassem de explorar e ocupar ao máximo o território brasileiro.