Geografia, perguntado por geovanna0908, 8 meses atrás

sobre a Oceania, faça um resumo de aproximadamente 20 linhas sobre as principais características naturais, econômicas e sociais da Oceania.

Soluções para a tarefa

Respondido por ProfessorEinstein
4

Resposta:

Com extensão territorial de 8.526.462 quilômetros quadrados, correspondendo a 5,8% das áreas continentais, a Oceania é o menor continente terrestre. Essa região é formada por 14 países: Austrália, Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Micronésia, Nauru, Nova Zelândia, Palau, Papua Nova Guiné, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu.

A Austrália ocupa cerca de 90% da porção continental, os outros países são formados por ilhas e atóis no Oceano Pacífico, sendo que a maioria é de origem vulcânica. Essas ilhas estão divididas em três grupos: Polinésia (no extremo leste), Melanésia (porção central) e Micronésia (porção norte).

O relevo da Oceania é caracterizado pela grande diversidade de formações, onde é possível detectar unidades geomorfológicas como, por exemplo, a cordilheira australiana e as cadeias de montanhas. A Austrália possui extensas áreas de formação planáltica muito antiga. Esse país também abriga montanhas (nas porções leste e sudeste), conhecidas como os Alpes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Oceania é o único continente que possui países nos quatro hemisférios da Terra – Setentrional, Meridional, Ocidental e Oriental. As principais Zonas Climáticas que o continente ocupa são a Zona Temperada do Sul (entre o Trópico de Capricórnio e a Zona Glacial Antártica) e a Zona Intertropical (entre os Trópicos de Capricórnio e o de Câncer).

Os principais climas que atuam na Oceania são o árido tropical, subtropical, tropical, mediterrâneo, temperado oceânico e equatorial. Esse continente apresenta grande diversidade de paisagens, com destaque para as florestas tropicais, desertos, savanas, montes nevados, estepes, zonas litorâneas. A fauna é representada pelos cangurus, coalas, ornitorrinco, entre outros.

A economia da Oceania está centrada basicamente na Austrália e na Nova Zelândia, em função do fato de esses dois países, juntos, comporem mais de 90% do continente e serem as duas únicas nações desenvolvidas da região.

O Produto Interno Bruto da Austrália, por exemplo, era de 1,5 trilhão em 2012; o da Nova Zelândia era de 171 bilhões, enquanto o das Ilhas Fiji era de quase quatro bilhões. É claro que essa gigantesca diferença não está somente no nível de desenvolvimento, mas também na diferença territorial e populacional, haja vista que um país com as dimensões e número de habitantes da Austrália tem mais condições de produzir riquezas que aqueles locais que se resumem a um conjunto de pequenas ilhas.

Esses pequenos países, aliás, concentram suas atividades econômicas no turismo, em função das belas formas naturais disponíveis, que foram pouquíssimo exploradas. Muitos desses territórios são muito dependentes da importação de alimentos, haja vista a indisponibilidade de terras agricultáveis. Assim, os aspectos da economia da Oceania estão basicamente pautados nas atividades de suas duas principais potências.

Por outro lado, a Austrália e a Nova Zelândia são grandes produtoras de alimentos, constituindo uma agropecuária avançada e extremamente mecanizada, que se vincula a um elevado parque industrial alimentício.

 


geovanna0908: obrigada
ProfessorEinstein: de nada
ProfessorEinstein: é um prazer ajudar
Perguntas interessantes