Sobre a obra Cartas Chilenas é correto
afirmar:
a) Foi escrita por Cláudio Manoel da Costa
b) Há uma sátira contra a administração de Luís da Cunha Menezes, conhecido por Fanfarrão Minésio. c) É composta de 12 cartas, que foram escritas por Tomás Antônio Gonzaga, através do pseudônimo de “Doroteu”.
d) Para maior disfarce, o autor de Cartas Chilenas faz passar a ação na cidade do Rio de Janeiro.
e) Critilo é o receptor das cartas, e Doroteu o emissor. A obra aponta temas que não estavam evidentes no período da Inconfidência Mineira.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B.
Explicação:
a) Foi escrita por Cláudio Manoel da Costa : FALSO! Foi escrita por Tomás Antônio Gonzaga.
b) Há uma sátira contra a administração de Luís da Cunha Menezes, conhecido por Fanfarrão Minésio. VERDADEIRO! A obra faz uma crítica ao governo de Luís da Cunha Menezes (governador de Minas até a Inconfidência Mineira) e utiliza o pseudônimo de Fanfarrão Minésio quando trata sobre o mesmo.
c) É composta de 12 cartas, que foram escritas por Tomás Antônio Gonzaga, através do pseudônimo de “Doroteu”. FALSO! São 13 cartas e o pseudônimo de Tomás Antônio Gonzaga, na realidade, é "Critilo".
d) Para maior disfarce, o autor de Cartas Chilenas faz passar a ação na cidade do Rio de Janeiro. FALSO! A história se passa no Chile, para maior disfarce.
e) Critilo é o receptor das cartas, e Doroteu o emissor. A obra aponta temas que não estavam evidentes no período da Inconfidência Mineira. FALSO! Critilo é o emissor das cartas e Doroteu, o emissor. E a obra aponta temas que estavam SIM evidentes no período da Inconfidência Mineira.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Bom a resposta mais correta parece para mim e a letra E).
Explicação: