Sociologia, perguntado por day262006, 6 meses atrás

Sobre a Nova Sociologia Urbana, é correto afirmar que:

a) compreende o fenômeno urbano através de metáforas biológicas.
b) o desenvolvimento urbano se assemelha a uma “competição biótica” por território.
c) introduz o conceito de luta de classes para pensar o desenvolvimento urbano (a distribuição de
moradias, o mercado imobiliário, a infraestrutura e os equipamentos urbanos etc.).
d) desenvolve um método de interpretação da vida urbana baseado em elementos psicológicos.
e) o desenvolvimento urbano é um fenômeno inevitável impossível de ser pensado.

Soluções para a tarefa

Respondido por peldhwnbi
0

Resposta:

Explicação:

 

Em meados de 1860, a Inglaterra registrou uma população urbana maior que a população rural. Foi a primeira vez na história que esse processo ocorreu, influenciado pelas alterações relativas à Revolução Industrial. Devemos entender como ocorreu esse processo: uma fábrica atrai trabalhadores interessados no salário, esses funcionários vão buscar uma moradia próxima ao local de trabalho, esse grande contingente de pessoas se deslocando para uma região, faz esse espaço necessitar de serviços variados, como: mercados, escolas, bancos, lojas e demais setores. Uma grande quantidade de indústrias surgindo em determinado ambiente é garantia de elevado aumento populacional naquela região.

Uma das primeiras preocupações dos sociólogos que se dispuseram a estudar as cidades foi a ambiguidade existente entre viver em um local com milhões de pessoas, de variadas formações culturais e ao mesmo tempo se sentir sozinho e solitário. Essa percepção tão comum na contemporaneidade, já permeava o pensamento de sociólogos no início do século, que buscavam entender os efeitos da vida em cidades para a ampliação de vínculos sociais.

OS PIONEIROS

Ainda no século XIX, no auge da expansão das grandes cidades europeias, alguns pensadores já buscavam entender o processo, com destaque para Ferdinand Tönnies e Georg Simmel. Tönnies observou que as mudanças sociais eram irremediáveis e para explicar a sua teoria utilizou dois conceitos. O primeiro chamado de Gemeinschaft, que são os vínculos sociais estáveis, duradouros e cotidianos, o segundo chamado de Gesellschaft, que são os vínculos temporários, efêmeros e que se esvaem rapidamente.

Tönnies diz em sua obra que os Gemeinschaft estão diminuindo em elevadas proporções e os vínculos temporários ganhando maior potência na atualidade, devido à convivência em uma sociedade mais individualista e que tem maior preocupação com a função direta que um indivíduo pode te oferecer. Por exemplo, você sai de casa e vai até um mercado realizar uma compra, seu contato com a vendedora vai se restringir à atividade profissional que ela está realizando, não se preocupando com os demais aspectos de sua vida social.

A preocupação de Georg Simmel não era tão distante da apresentada por Tönnies, no entanto, a abordagem realizada no importante ensaio “A metrópole e a vida mental” exerceu uma influência ainda maior nos estudos posteriores sobre o meio urbano.

Simmel trabalhava com a ideia que a grande variedade de estímulos constantes que um cidadão transpassa em seu cotidiano, como atravessar a rua, olhar para o semáforo, ouvir o vendedor, olhar os carros e demais visualizações presentes nas grandes cidades, faz que os moradores dos grandes centros urbanos assumam uma postura de indiferença frente a sua vivência social. O autor vai trabalhar com o pensamento que os indivíduos se desconectam da realidade em que vivem, para poderem sobreviver.

Isso acaba por gerar uma maior apatia, menor carga emocional e consequentemente menor envolvimento afetivo com o próximo. Simmel vai chamar esse processo de “Reserva Urbana”, uma espécie de estratégia para a conturbada vida social. O trabalho dele ganha grande notoriedade se formos estudar os autores atuais, que tratam dos fenômenos sociais decorrentes da globalização, mostrando que o afastamento social já podia ser observado em momentos anteriores.

Tönnies e Simmel foram autores essenciais para o desenvolvimento da Sociologia Urbana, influenciando correntes de pensamento que mais tarde iriam ser as mais relevantes nesse contexto, como a Escola de Chicago.

Respondido por anafarias124
1

Resposta:

letra c

Explicação:

Basta lembrar do contexto em que a sociologia surgiu: Revolução Industrial. Terreno fértil para que surgisse todos esses conceitos de luta de classes, mercado imobiliário, entre outros e também o surgimento de questionamentos sobre essa estrutura.

Perguntas interessantes