Sobre a natureza e a dinâmica dos conflitos no continente europeu, considere as afirmativas a seguir. I. Na Europa Ocidental, os conflitos étniconacionais, como a disputa na Irlanda do Norte e também na região basca da Espanha, não geraram reconfigurações territoriais, uma vez que a prosperidade econômica e a melhoria do padrão de vida têm diminuído o apoio da sociedade aos movimentos de contestação, o que possibilitou acordos de paz como o que se firmou na República do Eire. II. Na antiga Tchecoslováquia, a derrubada do governo socialista possibilitou a fragmentação violenta do país, pois as duas maiores etnias, Tchecos e Eslovacos, mergulharam o país numa terrível guerra civil, como a que aconteceu na antiga Iugoslávia. III. Na Península Balcânica, a derrocada dos regimes socialistas fez emergir antigas rivalidades étnicas, pois algumas repúblicas, como a Sérvia, sob a justificativa de proteger suas minorias, invadiram repúblicas vizinhas, como a Croácia e a Bósnia- Herzegovina; nesta última houve uma grande limpeza étnica, com a morte de milhares de pessoas, e a fragmentação territorial. IV. Na Espanha, a diversidade étnica foi historicamente contestada por governos ditatoriais, entretanto, a partir dos anos 1980, a concessão de autonomia pelo poder central aos governos das províncias, tal como o que acontece na região Basca e na Catalunha, vem possibilitando uma convivência relativamente pacífica entre as principais etnias do país. V. A Rússia herdou da ex-URSS uma frágil unidade político-territorial, uma vez que várias minorias étnicas, como os Chechenos, reivindicam a independência de regiões, como a do Cáucaso. Esses movimentos são fortemente reprimidos pelo governo russo porque, além de encorajarem outros movimentos separatistas no país, podem levar à perda de recursos naturais estratégicos (reservas de petróleo). Estão corretas as afirmativas I e II I, II e III II, III e V III, IV e V I, III e IV
Soluções para a tarefa
Resposta:
Veja as Características do Continente Europeu – A região, conhecida também como “Velho mundo”, tem muita bagagem e formação cultural influenciada pelas antigas civilizações grega e romana. Veja o resumo e depois faça o Simulado Enem de Geografia.
Do ponto de vista histórico cultural há muitas diferenças. Mas e do ponto de vista natural? Vamos ver quais as semelhanças e quais as diferenças neste imenso continente?
Localizada entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer, primeiramente podemos perceber ao visualizar o mapa da Europa que o continente Europa e Ásia formam um território contínuo, a Eurásia, e o que separa geograficamente os dois continentes é um limite natural, os Montes Urais. Trata-se de uma cordilheira que se estende no sentido norte-sul passando pela Rússia.Europa - Montes UraisFigura 1– Mapa dos Montes Urais- Limite natural entre a Europa e a Ásia. A Europa é um continente bastante irregular do ponto de vista geográfico. Seu contorno é todo recortado, com diversas baías, golfos, penínsulas, enseadas, istmos, que marcam seu litoral. Destacam- se também numerosas ilhas, como a Grã-Bretanha e a Islândia.
A Delimitação do continente Europeu
Ao Leste a Europa se limita com a Ásia, e é separada pelos Montes Urais. A Oeste, suas terras fazem limite com o Oceano Atlântico, ao sul os limites são com os Mares: Negro, Egeu, Mediterrâneo, Jônico, e as montanhas do Cáucaso.
E, ao norte é delimitado pelo Oceano Glacial Ártico.Europa - Delimitação Continental
O Clima na Europa
Os principais tipos de clima predominantes na Europa são: semiárido, temperado, mediterrâneo, frio e polar. E os fatores que influenciam no clima são:
Relevo– esse fator irá determinar alguns tipos de clima na Europa, como por exemplo, onde há planícies, maior parte dos terrenos da Europa, as frentes frias vindas do Ártico predominam, originando um clima mais frio. Já no sul com a presença dos Alpes, Cárpatos, Bálcãs e Cáucaso não deixam que as massas de ar quente da África entrem no continente, dando origem ao clima mediterrâneo, fazendo com que em algumas regiões da Europa seja quente e seco.
Correntes Marítimas– a principal corrente que influencia na Europa, é a do Atlântico Norte. Ela situa-se na parte ocidental e traz a corrente quente do golfo do México, fazendo com que os invernos sejam menos rigorosos.
Maritimidade– com a característica de um litoral bem recortado, o continente sofre a influencia da Maritimidade, isto é, as amplitudes térmicas diárias são maiores no litoral do que no interior. Fazendo com que o os verões sejam mais amenos e os invernos menos rigorosos.
Figura 3- Clima em Moscou (frio e neve). E clima temperado na Holanda:Europa - Clima
Imagens disponíveis em: (respectivamente) aqui e aqui;
A Vegetação Europeia:
A vegetação e o clima são interdependentes, portanto em climas com temperaturas baixas teremos vegetação do tipo: tundra; alta montanha, deserto gelado e Floresta de Coníferas. Nos locais mais amenos, predominam as florestas temperada caducifólia, estepe e pradaria e vegetação mediterrânea
Resposta:
Alternativa (C) II, III e V
Explicação: