Sobre a literatura, suas funções e propósitos, Todorov (2009) afirma que: Devemos libertar a literatura do espartilho asfixiante em que está presa, feito de jogos formais, queixas niilistas e ‘umbiguismo’ solipsista. Isso poderia, por sua vez, levar a crítica a percorrer horizontes mais amplos, retirando-a do gueto formalista que interessa apenas a outras críticas, proporcionando a ela a abertura para o grande debate de ideias do qual participa todo conhecimento do homem. (Fonte: TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009. Adaptado).Considerando o texto acima, analise as afirmações: I. A literatura auxilia o leitor a construir um mundo melhor, mesmo que na fantasia, além disso, contribui para a construção de conceitos e costumes sociais, na discussão de direitos, deveres e valores, e ainda tem função psicológica. II. A literatura deve ser considerada como uma reprodução da realidade e é por isso que a escolha dos textos a serem trabalhados em aula devem considerar o conhecimento que o professor tem da sua turma. III. A literatura pode ser trabalhada, em sala de aula, para além de sua forma e, ao ler poemas e romances, o professor pode conduzir seus estudantes a refletir sobre a condição humana, o indivíduo e a sociedade, o amor e o ódio, a alegria e o desespero. Estão corretas: a. I e II b. I e III c. Nenhuma das anteriores. d. I, II e III e. II e III
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Olá!
A alternativa B) é a correta.
A literatura, principalmente as mais fantasiosas, não podem ser consideradas a realidade em que vivemos, porém, elas ajudam a entender melhor a condição do ser humano no mundo.
É positivo que o professor utilizar de literaturas em suas aulas para incentivar a criatividade dos alunos e a reflexão sobre a condição de ser humano e a realidade das nossas vidas, como o mundo realmente é.
Perguntas interessantes