Sobre a justiça distributiva, que é uma condição necessária para a aceitabilidade de um conjunto de instituições sociais e, em particular, das ações de um governo. O igualitarismo para alguns pensadores uma resposta que pareceu obviamente correta, mas que poucas ou em nenhuma sociedade chegaram a realizar. Existem também outras concepções, onde os critérios são outros. Sobre a natureza da justiça social, podemos afirmar que:
( )os meios de produção traduzidos em bens de consumo, trouxeram grandes avanços para o mundo. Gerou novos produtos, empregos e políticas públicas para uma nova sociedade. Essa sociedade foi fruto da igualdade criada na era industrial.
( )concepção segundo a qual a justiça requer que os bens econômicos e outros benefícios sejam distribuídos igualmente entre todos os cidadãos. Outras concepções defendem a distribuição desigual com base em outros critérios, tais como o mérito moral, a contribuição à sociedade e coisas semelhantes.
( )a concepção foi construída através dos tempos, com o empenho de grandes pensadores. Através das pesquisas que grandes pensadores da época realizaram, foi possível criar uma justiça distributiva de acordo com os países.
( )a política de distribuição foi um instituto criado para ser implantado em qualquer governo. Desde a sua criação, obteve auxílio da sociedade e principalmente da burguesia, onde alimentou de todas as formas para manter essa igualdade entre os povos.
( )a justiça social teve sua origem no poder do direito divino; esse instituto foi evoluído através dos tempos, chegando a sua perfeição e atribuindo valor ao povo. A justiça social foi implantada com igualdade.
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a seguinte:
(CORRETO) a concepção foi construída através dos tempos, com o empenho de grandes pensadores. Através das pesquisas que grandes pensadores da época realizaram, foi possível criar uma justiça distributiva de acordo com os países. (Desde Aristóteles a concepção vem sendo construída, destacando-se nomes como John Rawls)
Veja a análise das demais alternativas:
(Falso) os meios de produção traduzidos em bens de consumo, trouxeram grandes avanços para o mundo. Gerou novos produtos, empregos e políticas públicas para uma nova sociedade. Essa sociedade foi fruto da igualdade criada na era industrial. (A era industrial trouxe, pelo contrário, desigualdades)
(Falso) concepção segundo a qual a justiça requer que os bens econômicos e outros benefícios sejam distribuídos igualmente entre todos os cidadãos. Outras concepções defendem a distribuição desigual com base em outros critérios, tais como o mérito moral, a contribuição à sociedade e coisas semelhantes. (Depende da concepção que se tem como referência. Por exemplo, a concepção de John Rawls inclui o "princípio da diferença")
(CORRETO) a concepção foi construída através dos tempos, com o empenho de grandes pensadores. Através das pesquisas que grandes pensadores da época realizaram, foi possível criar uma justiça distributiva de acordo com os países. (Desde Aristóteles a concepção vem sendo construída, destacando-se nomes como John Rawls)
(Falso) a política de distribuição foi um instituto criado para ser implantado em qualquer governo. Desde a sua criação, obteve auxílio da sociedade e principalmente da burguesia, onde alimentou de todas as formas para manter essa igualdade entre os povos. (Em governos democráticos)
(Falso) a justiça social teve sua origem no poder do direito divino; esse instituto foi evoluído através dos tempos, chegando a sua perfeição e atribuindo valor ao povo. A justiça social foi implantada com igualdade. (Foi implantada?)
Bons estudos!