Sobre a interação da Radição com a Matéria, assinale a alternativa incorreta: JUSTIFICAR A RESPOSTA
a) Sob o ponto de vista físico, as radiações ao interagir com um material, podem nele provocar excitação atômica ou molecular, ionização ou ativação do núcleo.
b) No processo de transferência de energia de uma radiação incidente para a matéria, as radiações que têm carga, como elétrons, partículas α e fragmentos de fissão, atuam principalmente por meio de seu campo elétrico e transferem sua energia para muitos átomos ao mesmo tempo, e são denominadas radiações diretamente ionizantes.
c) As radiações que não possuem carga, como as radiações eletromagnéticas e os nêutrons, são chamadas de radiações indiretamente ionizantes, pois interagem individualmente transferindo sua energia para elétrons, que irão provocar novas ionizações. Este tipo de radiação pode percorrer espessuras consideráveis dentro de um material, sem interagir.
d) As radiações eletromagnéticas ionizantes de interesse são as radiações X e gama. Devido ao seu caráter ondulatório, ausência de carga e massa de repouso, essas radiações podem penetrar em um material, percorrendo grandes espessuras antes de sofrer a primeira interação.
e) A penetração das partículas gama é muito reduzida, incapaz de ultrapassar a espessura da pele humana.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa INCORRETA encontra-se na letra e) A penetração das partículas gama é muito reduzida, incapaz de ultrapassar a espessura da pele humana.
A radiação gama, diferentemente das demais radiações, é uma radiação eletromagnética que apresenta um potencial de penetração muito grande, sendo capaz de atravessar o corpo humano por completo.
Por conta disso, é considerada como a mais perigosa, visto que é capaz de gerar mutações no DNA, por meio de mudanças nas bases nucleotídicas, existentes nos genes (porção codante do DNA).
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Artes,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás