sobre a influência dos valores medievais na expansão marítima e comercial dos séculos XV e XVI.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os objetivos primordiais eram dois: o comércio com as oriente por especiarias e seda, e a descoberta de novos territórios. ... Contornando o continente africano, os europeus conseguiram chegar a India e ao extremo oriente, estabelecendo postos de comércio com os nativos.
A Europa foi capaz de se expandir pelos mares nos séculos XV e XVI pois havia acumulado, durante séculos, capital por meio do comércio efetuado no Mar Mediterrâneo, além de acumular experiência com as escolas de navegação e já contar com alguns Estados unificados, como Portugal e Espanha.
Ao se formar um Estado Nacional Moderno através de uma aliança entre rei e burguesia com poder centralizado nas mãos do monarca investia-se nas Grandes Navegações. Portanto, era necessário um Estado centralizado para gerenciar a expansão marítima comercial.
A expansão marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV. Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa.