História, perguntado por jake198gmailcom, 1 ano atrás

sobre a industrialização no Brasil responda:
a) porque no período colonial o Brasil não tinha a indústria?
b) pesquise sobre a tarifa Alves Branco?
c) por que a lei Euzébio de Queiroz favoreceu a indústria brasileira?
d) como foi a era Mauá?

Soluções para a tarefa

Respondido por MiguelCarlosCaetano
2
A ) - Porque a economia se sustentava muito bem com a plantação de café, cana de açúcar e outras coisas do tipo, portanto não tinha necessidade de industrialização. O que eles precisavam que o Brasil não produzia era importado.

B ) - A Tarifa Alves Branco . Em 12 de agosto de 1844 implantou a política tarifária que é conhecida pelo seu nome ( Tarifa Alves Branco ), aumentando as taxas aduaneiras para 30% sobre produtos importados sem similar nacional, e 60% sobre produtos com similar nacional.

C ) - A lei gerou efeitos imediatos na estrutura do tráfico africano e a entrada de novos escravos baixou a zero em apenas três anos.

D ) - Barão Mauá era um político e industrial Brasileiro que promoveu algumas ações com o fim de acelerar o cenário industrial no País.
O Cenário do Brasil, no fim do século XIX, era o seguinte:

– concentração do interesse nos campos
– o trabalho escravo
– uma aristocracia que investia somente em terras e não na própria segurança.

Respondido por nicolasprates2
1
a)Porque tinha- se mão de obra escrava então não se tinha ainda as grandes inovações das industrias 
B)A Tarifa Alves Branco foi uma medida da política tarifária (de caráter alfandegário) protecionista, criada pelo ministro da fazenda Manuel Alves Branco, em 1844 (durante o reinado de Dom Pedro II).

 

Esta taxa incidia sobre os produtos importados pelo Brasil (cerca de 3 mil mercadorias). Os produtos importados que possuíam similares no Brasil foram taxados com 60% de impostos. Já os que não tinham similares brasileiros foram taxados com uma alíquota de 30%. Vale lembrar que antes desta revisão tarifária, os produtos estrangeiros (principalmente britânicos) entravam no Brasil com alíquota de apenas 15%.

A Tarifa Alves Branco foi aplicada no Brasil até meados da década de 1860.

 


Perguntas interessantes