Sobre a indústria brasileira, sua concentração e desconcentração espacial, a alternativa correta é:
A) ( ) A industrialização brasileira foi tardia, ao longo do século XIX, concentrando-se na região Sudeste do Brasil, reproduzindo as desigualdades regionais sociais e econômicas.
B) ( ) No governo de Getúlio Vargas, no período do Estado Novo, a preocupação estatal foi com a indústria de base, com enfoque na produção de energia e setor de transportes; já no governo de Juscelino Kubitschek, o setor automobilístico teve a atenção maior.
C) ( ) A industrialização como substituição de importações, com capital estatal abundante e mão de obra barata, acontece no Brasil através da indústria de bens de consumo duráveis e com destaque para o setor têxtil e produção de alimentos.
D) ( ) A partir de 1950, como parte do planejamento estatal do governo federal, inicia-se a desconcentração industrial, acentuada depois de 1990, pela crescente abertura econômica e desenvolvimento técnico-científico.
E) ( ) Com a desconcentração industrial, o Sudeste brasileiro, principalmente São Paulo, passou por grandes mudanças espaciais e sociais, deixando de ser a área de maior concentração industrial, posto ocupado hoje pelo Nordeste brasileiro.
2- O período comumente denominado de “anos dourados” marcou uma etapa da recente história brasileira associada ao desenvolvimentismo (abertura de rodovias, expansão da rede hidrelétrica, implantação da indústria automobilística, descentralização da capital) e à atmosfera cultural marcada pelo surgimento da Bossa Nova. A que governo tal período está associado:
A) ( ) Juscelino Kubitschek
B) ( ) João Goulart
C) ( ) Getúlio Vargas
D) ( ) Eurico Gaspar Dutra
E) ( ) Jânio da Silva Quadros
3- Porque o processo de industrialização brasileira é considerada tardio?
4- Cite duas características da industrialização no Brasil?
5- O que ocorreu no 2º (segundo) período de industrialização no Brasil?
6- Em que favoreceu a industrialização a partir da Lei Alves Branco?
7- O quarto período da industrialização acontece desde 1955 até os dias atuais. Descreva os Projetos no governo Juscelino Kubitscheck.
8- Observe o mapa abaixo:
Temos, acima, a representação do espaço geográfico industrial brasileiro. O que se pode perceber, com a leitura do mapa, é:
a) ( ) a dinâmica homogênea da industrialização brasileira.
b) ( ) o peso que a Zona Franca de Manaus possui graças ao fato de ela, sozinha, ser equivalente a toda produção industrial do centro-sul do país.
c) ( ) a herança histórica da concentração industrial ocorrida na região Sudeste do país.
d) ( ) o elevado processo de devastação de áreas naturais para a construção de zonas industriais.
e) ( ) que o Rio Grande do Sul é a Unidade Federativa mais industrializada do país.
9- Com base no gráfico abaixo, Brasil: Valor da produção industrial, pode-se afirmar CORRETAMENTE que:
Gráfico elaborado a partir de dados do IBGE, Anuário Estatístico do Brasil, jan. 2001. (Adaptado)
A) as condições climáticas, a falta de mão de obra qualificada e a carência de matérias-primas justificam a baixa participação do estado do Amazonas no valor total da produção industrial brasileira.
B) a baixa participação da Região Sul no valor total da produção industrial brasileira deve-se sobretudo à forte presença de indústrias transnacionais.
C) os estados mais industrializados do Brasil estão concentrados no Complexo Regional do Centro-Sul.
D) os estados da Região Sudeste participam com o maior valor gerado pela atividade industrial no Brasil.
E) Bahia e Pernambuco, na Região Nordeste, contribuem mais do que os estados do Sul para o valor da produção industrial do Brasil.
10- Qual país considerado o berço da Revolução industrial é;
A) ( ) Inglaterra
B) ( ) França
C) ( ) Itália
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Acho que é a frança
Explicação:
Perguntas interessantes