História, perguntado por mateusnoobinho, 11 meses atrás

Sobre a Índia faça um resumo sobre o legado artístico e cultural.​

Soluções para a tarefa

Respondido por prifariafgpcuuhv
0

Resposta:A arte e a cultura indianas estão de uma forma influenciadas pelas religiões que professam-se neste país, em especial, pelo budismo.

As primeiras manifestações artísticas indianas são as plasmadas pela Cultura Harappa em cerâmicas e selos gravados. Durante o Período Védico escriveram-se livros sagrados que ainda hoje tem uma grande importância dentro da cultura indiana, o Mahabharata e o Ramayana.

Durante o Império Maurya acontece o desenvolvimento das artes, em arquitetura, utiliza-se fundamentalmente a pedra e temas decorativos como a palmeta, capitais zoomorfos, princípios da doutrina budista e leões que simbolizam Buda.

Nesta época desenvolve-se o budismo e começa aparecer as construções típicas desta religião, as stupas, utilizadas para conservar relíquias, chaityas, santuários e viharas (mosteiros). Também começam aparecer representações de Buda, simbólicas ou então humanas, em forma de monge com o ombro direito descoberto e a palma da mão estendida para o fiel demonstrando a falta de temor.

A invasão muçulmana deixa também o seu pouso na arte da Índia, assim aparecem elementos islâmicos como alminares e bóvedas junto a mandapas e arcos de kudú, tipicamente hindus. Resultam impressionantes o Alminar de Qutb ud Din Aibak de 72.55 m., a Mesquita de Jaunpuro ou o Mausoléu de Sasaram.

Da dominação do Império mongol são próprias a riqueza dos materiais como o mármore branco e as pedras preciosas, as decorações em pedra engatada e a absorção de elementos naturalistas propriamente indianos. Estes dois estilos islâmico e mongol, fundem-se em construções únicas no mundo todo, como o Taj Mahal ou Forte Rolho de Delhi. São destacáveis também as miniaturas tanto indianas como mongóis deste período.

 

A Índia Britânica caracteriza-se pelos prédios de estilo colonial de brancas colunas e o conhecido como Babú, término pejorativo para descrever o EstiloVitoriano, principalmente neo-gótico.

A pintura indiana desenvolve-se em afrescos, tecidos e manuscritos e os temas costumam representar motivos religiosos, grandes façanhas ou elementos da natureza. As cores costumam ser brilhantes e intensas.

A literatura própria da Índia desenvolveu-se nas orígens, em manuscritos gravados em folhas de palmeira ou pergaminho, guardados em pranchas de madeira e embrulhados em tecidos. Este sistema de proteção tem conseguido a conservação, praticamente intactos, volumes dos séculos X e XI.

Já na época medieval traduzem-se os poemas épicos Ramayana e Mahabharata e surgem autores tão importantes como o cantor cego Suldas, a princesa Meerabai e Jayadava com seu maravilhoso poema de amor Gita Govinda. As dinastias mongóis, promoveram a produção de livros como as memórias de Babur, ou Tuzuk de Jahangir, o Babur Nama, o Timur Nama e o Akbar Nama, três livros que narram a crônica oficial daquela época.

No último século a literatura indiana tem obtido reconhecimento mundial com o Prêmio Nobel de Literatura outorgado ao maravilhoso poeta Rabindranath Tagore, em 1913 e numerosos autores jovens como Mala Sen continuam na atualidadee fazendo-se um oco dentro do panorama literário mundial.

Explicação:


mateusnoobinho: obrigado
Perguntas interessantes