Sobre a independência do México, assinale a alternativa CORRETA:
A Os padres Miguel Hidalgo e José Maria Morelos comandaram um exército de camponeses pobres que, em 1810, se levantaram exigindo a independência do atual México e a distribuição de terras entre os pobres.
B Durante sua campanha, esse exército carregava estandartes de Nossa Senhora de Aparecida, sua santa protetora.
C Os rebeldes formaram um exército com cerca de 200 mil pessoas, mas não conseguiram pôr em prática nenhuma de suas ideias por causa da reação dos criollos e chapetones.
D Os camponeses se uniram contra o exércitos dos criollos e chapetones, pois eles colocavam em risco suas riquezas e privilégios, e, depois de vencê-los, proclamaram a independência em relação à Espanha.
Soluções para a tarefa
letra A eu acho pois eu estudei um pouco sobre isso qualquer coisa olha no seu libro
Resposta:
Alternativa A.
Explicação:
A luta pela Independência do México veio à tona na madrugada do dia 16 de setembro de 1810 quando o padre Miguel Hidalgo y Costilla passou a liderar um movimento em defesa do México. José Maria Morelos y Pavón foi quem assumiu o movimento insurgente após a morte de Miguel Hidalgo. Ele foi responsável por organizar uma estratégia que isolaria a Cidade do México para que fosse promulgada a Independência no dia 6 de novembro de 1813.Porém, em 1815, Morelos seria assassinado e a independência seria invalidada. Foi então que o rumo da Independência do México assumiu características de guerra de guerrilha. Entre 1815 e 1821 destacaram-se Guadalupe Victoria e Vicente Guerrero. Em 1821, Augustín de Iturbide, um espanhol, passaria a defender a causa da independência. O exército da libertação entraria na Cidade do México forçando a renúncia do Vice-rei espanhol e a assinatura do Tratado de Córdoba, no dia 24 de agosto de 1821, que reconhecia o México como nação independente. No entanto, Iturbide se auto-proclamou imperador, o que levou a uma rebelião dos mexicanos. O movimento contra Augustín Iturbide levou à criação dos Estados Unidos Mexicanos, em 1823, consagrando Guadalupe Victoria como primeiro presidente do país no ano seguinte.