História, perguntado por tatiana312, 1 ano atrás

sobre a independência do Brasil podemos dizer que

Soluções para a tarefa

Respondido por meurymalu19
0

Explicação:

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

A Independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal, que se estendeu de 1821 a 1825, colocando em violenta oposição as duas partes dentro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Com a independência do Brasil declarada, o país transformou-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.

O GRITO DA INDEPENDÊNCIA

As cortes portuguesas exigiam a revogação das medidas implantadas no Brasil e o retorno do príncipe regente. Durante o “Dia do Fico”, D. Pedro declarou que permaneceria no Brasil. ... O grito da independência – se de fato tiver acontecido – ocorreu nas margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822.

AS CAUSAS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Entre os fatores que causaram a Independência do Brasil podemos destacar a crise do sistema colonial, as ideias iluministas e as independências ocorridas na América Inglesa e na América Espanhola. Além disso, a própria elite agrária brasileira se beneficiaria de uma separação entre Portugal e Brasil.

A Inconfidência Mineira (1789) foi um dos movimentos de tentativas de liberdade colonial.

As Causas da Independência do Brasil foram alguns fatos históricos e importantes que aconteceram na História do Brasil e que contribuíram para o desencadeamento da proclamação da independência do país, no dia 07 de setembro de 1822.

Dom Pedro I (1798 – 1834) com o grito do Ipiranga “Independência ou Morte”, que deu às margens do rio Ipiranga, tirou o país da posição de colônia portuguesa e deu possibilidades de soberania e liberdade, tanto econômica quanto política.

FATOS IMPORTANTES

Família Real Portuguesa no Brasil

Um dos fatos que ajudou a desencadear as causas da Independência do Brasil foi a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil. Esse foi um evento importante tanto da História de Portugal quanto da História do Brasil.

A família real portuguesa e toda a sua corte, composta por nobres, servos e muitos empregados, além de uma grande biblioteca que possuía mais de 60.000 livros, se estabeleceram no Brasil, entre os anos de 1808 e 1821.

Fim do Período Napoleônico

O período Napoleônico ocorreu entre 09 de novembro de 1799 até 28 de junho de 1815 e o seu fim também foi uma das importantes causas da independência do Brasil.

O Era Napoleônica foi o período que ocorreu entre a chegada de Napoleão Bonaparte ao poder no Consulado, no ano de 1799 e o seu fim, que aconteceu por causa da derrota na Batalha de Waterloo, que findou com o exílio de Napoleão, na Ilha de Santa Helena, no ano de 1815.

É possível ressaltar duas características importantes para esse período da história mundial, foram eles: a consolidação das instituições burguesas nos Estados Nacionais e a expansão do Império Napoleônico para outros países da Europa, esse evento representou uma ameaça ao Antigo Regime Absolutista do continente europeu.

Pressão para recolonizar o Brasil novamente e o retorno de D. João VI para Portugal

A Revolução Liberal do Porto foi o movimento mais importante dentre as causas da independência do Brasil. Trata-se de um movimento militar que começou em agosto de 1820, na cidade do Porto, que fica ao norte de Portugal. O movimento se espalhou muito rápido pelo país e atingiu Lisboa, capital de Portugal.

No decorrer dos acontecimentos, o movimento conseguiu apoio da burguesia, do clero, do exército e da nobreza, atingindo todas as esferas sociais portuguesas mais importantes. Essa revolução está diretamente ligada com a História do XlX.

No ano de 1820, Portugal estava enfrentando grave crise econômica, política e social, primeiro porque a família real não habitava mais no país desde 1808, quando fugiu da invasão das tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte. A transferência da Corte Portuguesa para o Brasil trouxe desafios novos para o rei e provocou consequências para Portugal.

A situação mais importante foi a abertura dos portos brasileiros, que finalizou o monopólio comercial de Portugal sobre o Brasil, monopólio esse que durou quase três séculos. Isso atingiu a economia lusitana, principalmente a burguesia comercial, que foi totalmente favorável por restabelecer a ordem anterior.

Perguntas interessantes