Filosofia, perguntado por meiratepedro, 10 meses atrás

Sobre a ideia de bem comum, de Aristóteles, analise as proposições para confirmar as conclusões: *
I. Aristóteles, assim como Platão, não considerava a democracia a melhor forma de promover o bem comum. Entretanto, não a criticou com tanta veemência quanto Platão. II. Aristóteles, analisando as várias cidades de sua época, procurou classificar a boas formas de governar, mostrando que elas podem resultar em formas corrompidas de governo. III. Para ele, o que torna um governo bom não é simplesmente o fato de ser composto de uma única ou várias pessoas, mas aquele que visa promover o bem comum.
Apenas a proposição III está totalmente correta.
As proposições I, II e III estão totalmente corretas.
As proposições I, II e III estão totalmente incorretas.
Apenas a proposição II está totalmente correta.
As proposições II e III estão totalmente corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
7

I. Aristóteles, assim como Platão, não considerava a democracia a melhor forma de promover o bem comum. Entretanto, não a criticou com tanta veemência quanto Platão.

Correto. Platão foi um dos maiores críticos da democracia, que, embora tenha sido alvo das críticas de Aristóteles, que não a entendia como propiciadora de bem comum, não foi tão atacada por este pensador.


II. Aristóteles, analisando as várias cidades de sua época, procurou classificar a boas formas de governar, mostrando que elas podem resultar em formas corrompidas de governo.

Falso. Nenhuma forma corrompida de governo pode gerar o bem comum, que é o alvo do governo.


III. Para ele, o que torna um governo bom não é simplesmente o fato de ser composto de uma única ou várias pessoas, mas aquele que visa promover o bem comum.

Correto. Para o filósofo, tanto a monarquia, quanto a oligarquia, quanto a democracia, são governos corrompíveis, potencialmente perigosos para a manutenção do bem comum.

Perguntas interessantes