Português, perguntado por nati9099, 10 meses atrás

Sobre “A hora e vez de Augusto Matraga”, é incorreto afirmar:
10 pontos
a) Depois de apanhar até quase morrer, Nhô Augusto passa a viver uma vida de penitências e duros trabalhos, na tentativa de, pelo esforço do corpo, purificar a alma, comportamento típico de mártires e santos.
b) Nhô Augusto volta a sentir a sedução da violência quando se depara com o bando de Seu Joãozinho Bem-Bem, mas resiste, ainda que a duras penas, para não comprometer seu plano de salvação.
c) No duelo final com Seu Joãozinho Bem-Bem, percebe-se como, em determi¬nados momentos, as intenções e desejos mais egoístas podem se transformar em instrumentos de redenção do egoísmo e doação de si mesmo: Nhô Au¬gusto faz o bem (ao salvar a família do velho da vingança de Seu Joãozinho Bem-Bem) – o que garantiria a salvação de sua alma – por meio da violência destruidora que sempre o fascinou.
d) Os jagunços no conto de Guimarães Rosa são irracionais, arbitrários e praticam a violência única e exclusivamente para satisfazer seus impulsos sanguinários.
e) A transformação de Nhô Augusto depois da surra pode ser interpretada como uma morte para a vida de maldades e um renascimento para a vida devota e contrita. Neste sentido, pode ser compreendida simbolicamente como parte de um rito de passagem, como o batismo cristão.

Soluções para a tarefa

Respondido por carolzin40
11

Resposta:

letra d) Os jagunços no conto de Guimarães Rosa são irracionais, arbitrários e praticam a violência única e exclusivamente para satisfazer seus impulsos sanguinários.

Explicação:

É a que parece a mais errada dentre as alternativas, pois Augusto realmente viveu uma vida de penitências depois de apanhar de seus "empregados" e a esposa fugir, o mesmo "morreu" para a vida de maldade. Ele também lutou contra Joãozinho bem-bem no final para salvar a família.

Respondido por ilanaarezo80
3

Resposta:

alternativa D

Explicação:

Perguntas interessantes