Português, perguntado por joyceariane27, 1 ano atrás

SOBRE A HORA DA ESTRELA

1- O primeiro parágrafo é metalinguistico, ou seja, o narrador conversa com o eleitor sobre o ato de narrar. A partir dessa observação, responda:

A) Qual o estado emocional do narrador?
R:

B) Há no caso, um narrador onisciente? Explique.
R:

2- O narrador, no segundo parágrafo, ao relatar o primeiro encontro de Macabéa e Olímpico, introduz a palavra explosão, entre parênteses. Justifique o emprego dos parênteses.

3- No segundo parágrafo, aparecem algumas referencias ao mundo animal. Relacione essas referência à identificação entre Macabéa e Olímpico.

ME AJUDEM PFFF

Soluções para a tarefa

Respondido por caroolinecorrea
23

A Hora da Estrela - obra de Clarice Lispector;

1) a - Nesta obra o narrador atua também como personagem, sendo denominado de Rodrigo S.M. Sua atuação se dá narrando a história de Macabéa e seu estado emocional é melancólico, um pouco perdido, já que o narrador busca encontrar a si mesmo enquanto narra de forma não linear a história de Mabácea e a sua própria.

1) b -  Sim, o narrador Rodrigo S.M é onisciente na história. Vemos isso por que ele conhece tudo sobre a personagem Macabéa. Este narrador/personagem é um alter ego da própria escritora.

 

2) A palavra explosão e o seu emprego entre parênteses referem-se a uma tentativa da escritora de exprimir maior tensão ao evento narrado.

3) A autora procura demonstrar o preconceito e a desvalorização que sofre a população nordestina, sendo Macabéa e Olímpio tratados como bichos ou seres de segunda classe.

Outra resposta que pode te ajudar =D

  • https://brainly.com.br/tarefa/20014831
Perguntas interessantes