Sobre a História da Astronomia, em termos documentais, quem foram os primeiros a captar o céu e os corpos celestes?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Tales de Mileto (624-546 a.C.)
Pitágoras de Samos (572-497 a.C.)
Aristóteles de Estagira (384-322 a.C.)
Eudoxus de Cnidus (408-355 a.C.)
Heraclides de Pontus (388-315 a.C.)
Aristarco de Samos (310-230 a.C.)
Eratóstenes de Cirere (276-194 a.C.)
Explicação:
Pitágoras - acreditava na esfericidade da Terra, da Lua e de outros corpos celestes. Achava que os planetas, o Sol, e a Lua eram transportados por esferas separadas da que carregava as estrelas. Foi o primeiro a chamar o céu de cosmos.
Tales - introduziu na Grécia os fundamentos da geometria e da astronomia, trazidos do Egito.
Eudoxus - propondo em seu livro De Caelo, que "o Universo é finito e esférico, ou não terá centro e não pode se mover."
Aristóteles - explicou que as fases da Lua dependem de quanto da parte da face da Lua iluminada pelo Sol está voltada para a Terra. Explicou, também, os eclipses; argumentou a favor da esfericidade da Terra, já que a sombra da Terra na Lua durante um eclipse lunar é sempre arredondada. Afirmava que o Universo é esférico e finito. Aperfeiçoou a teoria das esferas concêntricas de Eudoxus.
Heraclides - propôs que a Terra girava diariamente sobre seu próprio eixo, que Vênus e Mercúrio orbitavam o Sol, e a existência de epiciclos.
Aristarco - foi o primeiro a propor que a Terra se movia em volta do Sol, antecipando Copérnico em quase 2.000 anos. Entre outras coisas, desenvolveu um método para determinar as distâncias relativas do Sol e da Lua à Terra e mediu os tamanhos relativos da Terra, do Sol e da Lua.
Eratóstenes - bibliotecário e diretor da Biblioteca Alexandrina de 240 a.C. a 194 a.C., foi o primeiro a medir a circunferência da Terra.