Sobre a Hepatite B informe:
1- Conceito
2- Sinonímia
3- Manifestações clínicas
4- Diagnóstico
5- Prevenção
6- Tratamento
7- E a parte da biossegurança (focar o papel da enfermagem nessa doença)
Soluções para a tarefa
1 - A hepatite B é uma doença transmitida pelo vírus VHB, que tem predileção por infectar os hepatócitos, as células do fígado. Essas células podem ser agredidas pelo VHB diretamente ou pelas células do sistema de defesa que, empenhadas em combater a infecção, acabam causando um processo inflamatório crônico.
2 - Embora a maioria dos adultos desenvolva sintomas de infecção aguda pelo vírus da hepatite B, muitas crianças não o fazem. Adultos e crianças com idade superior a 5 anos são mais propensos a ter sintomas. Setenta por cento dos adultos desenvolvem sintomas da infecção. Os sintomas da hepatite B aguda, se eles aparecem, podem incluir:
• Febre
• Fadiga
• Perda de apetite
• Náuseas
• Vômitos
• Dor abdominal
• Urina escura
• Dor nas articulações
• Icterícia (cor amarela na pele ou dos olhos)
3- São sintomas frequentes : Falta de apetite,dor abdominal, náuseas, vômitos, icterícia, urina escura,fezes esbranquiçadas e febre.Com ou sem sintomas,as hepatites podem evoluir de maneira aguda ou crônica,entre outros fatores.
4 -O diagnóstico é feito com base em exames de sangue para determinar o valor das transaminases (aminotransferases, segundo a nova nomenclatura médica) e a presença de antígenos do vírus na detecção do DNA viral. Em alguns casos, pode ser necessário realizar biópsia de fígado.
5- Evitar o contato com sangue infectado ou de quem se desconheça o estado de saúde, não partilhar objetos cortantes e perfurantes, nem instrumentos usados para a preparação de drogas injetáveis, e usar sempre preservativo nas relações sexuais são as principais formas de prevenir o contágio. A realização de tatuagens, a colocação de ‘piercings’ e de tratamentos com acupuntura só deve ser feita se os instrumentos utilizados estiverem adequadamente esterilizados.
6- A hepatite B pode se desenvolver de duas formas: aguda e crônica. A aguda é quando a infecção tem curta duração. Os profissionais de saúde consideram que a forma é crônica quando a doença dura mais de seis meses. O risco de a doença tornar-se crônica depende da idade na qual ocorre a infecção.
A Hepatite B não tem cura. Entretanto, o tratamento disponibilizado no SUS objetiva reduzir o risco de progressão da doença e suas complicações, especificamente cirrose, câncer hepático e morte.
Os medicamentos disponíveis para controle da hepatite B são a alfapeginterferona, o tenofovir e o entecavir.
7-
então eu só não consegui a numero 7,mais espero ter ajudado.