Sobre a habilidade de língua portuguesa “(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais. (Base Nacional Comum Curricular.
A partir da contextualização da habilidade citada (leia nosso material disponível nas primeiras aulas e o que julgar necessário da BNCC, 2017, para compreendê-la melhor), construa um diálogo hipotético entre um professor e um aluno de quinto ano do Ensino Fundamental. Nesse diálogo, o professor deve mediar as reflexões do aluno sobre o seguinte poema de Augusto de Campos:
Escreva esse diálogo, respeitando as características que lhe são próprias.
A mediação do professor deve provocar a reflexão do aluno sobre a forma e o conteúdo do poema e deve promover sua criticidade em relação a sua leitura.
Atenção, pois seu texto deve ser completamente autoral (ou seja, não pode ter nenhum trecho de cópia de textos já escritos por outras pessoas), deve apresentar correção ortográfica, pontuação adequada, coesão, clareza.
Atribua um título a seu texto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
O diálogo entre o aluno e o professor deve ser marcado pela mediação do conhecimento.
O professor não é transmissor de conhecimentos, mas mediador.
Dentro da atividade, o professor deve deixar o aluno trabalhar a sua criatividade, deve promover o pensamento crítico.
O aluno deve realizar a análise do poema do ponto de vista crítico, o que o autor quis abordar no poema, qual é a temática da questão, ponto central.
A partir disso o aluno deverá trabalhar a sua argumentação.
É importante que o professor não faça uma avaliação com certo e errado, mas uma avaliação construtivista.
Abraços!
Perguntas interessantes