Sobre a formação das Monarquia Nacionais, dê o que se pede:
b) Explique a Questão das Investiduras relacionando-a com a Humilhação de Canossa no SIRG.
Soluções para a tarefa
Questão da investidura
A Questão das Investiduras foi o conflito que envolveu a Igreja e o Sacro Império Romano-Germânico durante os séculos XI e XII, e que questionava a supremacia do Poder Temporal sobre o Espiritual, ou a supremacia do poder do Imperador sobre o dos eclesiásticos.
Os reinos Merovíngio e Carolíngio na Gália.
Império Carolíngio, Sacro Império Romano Germânico e a `primeira investidura leiga´ .
A Reforma de `Cluny´: eclesiásticos versus imperadores.
Concordata de Worms: a vitória dos eclasiásticos.
Séculos XII e XIII
A ameaça pagã no reino cristão dos romanos A partir de 476 d.C, ano em que Roma caiu nas mãos dos bárbaros, o paganismo voltou a influenciar certas áreas que, anteriormente, pertenciam ao Império Romano do Ocidente.
A Igreja Católica, por sua vez, manteve maioria em outras regiões, porém estava ameaçada pelas incursões germânicas, que poderiam levar ao confisco de suas propriedades. Os bárbaros e sua religião pagã representavam a pulverização e desunião do território e da religião cristã que os unia. Os reinos Merovíngio e Carolíngio na Gália Uma das regiões onde o catolicismo ainda era religião maioritária era a Gália (atual França). O primeiro rei dos francos, Clóvis, pertencente à dinastia dos Merovíngios conseguiu, depois de muitas batalhas, unificar toda a Gália em torno dos francos. Porém, Clóvis era pagão e, para consolidar a unificação deste território, decidiu converter-se ao cristianismo.