Geografia, perguntado por eduardarhej, 11 meses atrás

Sobre a formação da União Europeia e suas características, assinale a alternativa correta.

A) A União Europeia é resultado da evolução de diversos acordos e processos de integração, iniciados em 1944, com o Benelux.

B) O Plano Marshall foi importante por conjugar interesses de França e da Alemanha na produção de minério de ferro e de carvão mineral.

C) O euro (moeda) foi criado por meio do Tratado de Maastrich.

D) Atualmente, todos os países do bloco utilizam uma moeda única.

E) A União Europeia pode ser classificada como uma união aduaneira, uma vez que existe, entre os países-membros, a cobrança de uma Tarifa Externa Comum (TEC).​

Soluções para a tarefa

Respondido por raelpensadorp7hecn
85

Resposta: Minha atividade está corrigida, e com certeza digo, está exata!!!!

A )A União Europeia é resultado da evolução de diversos acordos e processos de integração, iniciados em 1944, com o Benelux.

1 coluna

A  

A União Europeia é resultado da evolução de diversos acordos e processos de integração, iniciados em 1944, com o Benelux.  

B  

O Plano Marshall foi importante por conjugar interesses de França e da Alemanha na produção de minério de ferro e de carvão mineral.  

FALSO: Na verdade,o Plano Marshall (conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia), um aprofundamento da Doutrina Truman, foi um programa de ajuda econômica dos EUA aos países da Europa Ocidental após a II Guerra Mundial. O objetivo do plano era reconstruir economicamente os países europeus ocidentais que foram destruídos ou que sofreram perdas com a ocorrência da guerra. Os principais beneficiados foram a Inglaterra, a França e a Itália, entre os europeus, e os EUA, que conseguiram criar as instituições de fortalecimento da internacionalização dos capitais na segunda metade do século XX.Ou seja, totalmente fora do contexto da União Europeia essa afirmação da questão

C  

O euro (moeda) foi criado por meio do Tratado de Maastrich.  

FALSO:A história do euro iniciou-se em 1957, com a assinatura do Tratado de Roma e a criação da Comunidade Econômica Europeia (CEE), entre Alemanha, França, Itália, Bélgica, Luxemburgo e Holanda. O tratado estabeleceu o Mercado Comum Europeu com a finalidade de assegurar o progresso econômico e contribuir para uma união cada mais estreita entre os povos europeus.

D  

Atualmente, todos os países do bloco utilizam uma moeda única.  

FALSO: Atualmente, 19 países da União Europeia adotaram essa moeda e, com isso, compõem a chamada "Zona do Euro".

E  

A União Europeia pode ser classificada como uma união aduaneira, uma vez que existe, entre os países-membros, a cobrança de uma Tarifa Externa Comum (TEC).

FALSO:A maioria de seus integrantes já se relaciona entre si no estagio de união monetária, compondo a chamada " Zona do Euro".

Explicação:

União Europeia trata-se de um bloco econômico global cuja integração mais avançou. A maioria de seus integrantes já se relaciona entre si no estagio de união monetária, compondo a chamada " Zona do Euro".

As principais articulações se deram em 1944 com o surgimento do Benelux, acordo de cooperação intergovernamental que extinguiu as barreiras alfandegarias entre a Bélgica,Países Baixos e Luxemburgo e, pouco depois, em 1950, com o Plano Schuman, que conjugava interesses de França e Alemanha na produção de minério de ferro e carvão mineral.

Em 1957, surgiu a Comunidade Econômica Europeia, já configurando um projeto de bloco continental. A evolução do projeto de integração cuminol com a assinatura do Tratado de Maastricht, em 1992, que deu origem a União Europeia. Em 1999, mais um avanço foi incorporado, com o lançamento do euro como moeda do bloco e sua adoção por diversos países signatários. Atualmente, 19 países da União Europeia adotaram essa moeda e, com isso, compõem a chamada "Zona do Euro".

A ultima década, no entanto, foi marcada por incertezas em relação ao futuro desse projeto histórico de unificação. Uma sucessão de complexos eventos no cenário econômico internacional ,iniciados em 2008, levou países como Espanha, Itália, Irlanda e Grécia a atravessar séria dificuldades financeiras.

Perguntas interessantes