Sobre a Filosofia Moderna, Immanuel Kant (1724-1804) faz a superação do Empirismo de Francis Bacon, Locke, Hobbes e Hume, e o Racionalismo de René Descartes. A chamada síntese Kantiana que serviu de base para a possibilidade e o desenvolvimento do conhecimento científico moderno.
Assinale a alternativa que trata de tal superação:
Alternativa 1 :
O conhecimento a posteriori é aquele que não é fundado na experiência, ou seja, ele é independente de toda e qualquer experiência.
Alternativa 2:
Para Kant, se há um conhecimento que tenha essas qualidades e seja necessário e universal, então ele pode ser empírico, logo, deve ser a priori.
Alternativa 3:
Para Kant, somente a razão pode nos dizer como as coisas são, contudo, ela não pode dizer que as coisas devem ser dessa maneira e não de outro modo.
Alternativa 4:
Para Kant, é possível demonstrar racionalmente a existência de Deus. Somos incapazes de juízos científicos sobre Deus porque ele não ocorre no espaço e no tempo.
Alternativa 5:
Para Kant, os juízos sintéticos a priori são diferentes dos juízos sintéticos a posteriori, nestes a Filosofia não encontra nenhum problema, uma vez que eles são derivados da experiência.
Soluções para a tarefa
1 é falsa, o conhecimento a posteriori é fundado na experiência.
2 é falsa, pois faz uma relação de associação incorreta entre o sintético a priori de Kant, a sua grande contribuição, e a noção de experiência.
3 é falsa, pois a razão também determina conteúdos necessários, que só podem ser dessa maneira.
4 é falsa, Kant se afasta desta tradição filosófica, típica da escolástica.
5 é verdadeira, sendo a novidade kantiana a criação da noção de "juízo sintético a priori", em contraposição aos já conhecidos juízos sintéticos a posteriori, nos quais a filosofia não via problemas.
Para Kant, os juízos sintéticos a priori são diferentes dos juízos sintéticos a posteriori, nestes a Filosofia não encontra nenhum problema, uma vez que eles são derivados da experiência.