sobre a evolução das mídias e o fazer artístico
Soluções para a tarefa
Resposta:
Desde o surgimento das primeiras civilizações, a necessidade de comunicação se tornou presente e necessária. O homem encontrou na própria natureza possibilidades de fazer seus registros, utilizando os próprios meios disponibilizados, como pedra, barro, areia, árvores. Tais registros foram motivados pela necessidade de sobrevivência e da transmissão de uma herança cultural, que serviram para testemunhar a existência do ser humano e transmitir o conhecimento no decorrer das evoluções.
O grande passo rumo à sociedade da informação se deu com a evolução da comunicação oral para a escrita, passando a funcionar como um alicerce na história da comunicação social, permitindo a transmissão da história e a realização de registros. Foi a escrita que possibilitou de forma mais segura a transmissão do que geralmente acontecia e era relatado de forma oral.
A escrita revolucionou a história da humanidade, a partir do momento em que grande quantidade de pessoas passaram a ter acesso à informação.
O pensamento e sua manifestação estabelece desde então a influência de uma pessoa sobre outra, forçando e determinando a criação de um modelo de comportamento e de interpretação.
A revolução francesa ensejou a difusão dos meios de comunicações e propagação de informações, ensejando a prática dos princípios relativos a liberdade de imprensa. Os meios de comunicação então enraizaram-se adquirindo forte poder de persuasão, onde as continuas mudanças tecnológicas facilitaram a consolidação da televisão como importante veículo de comunicação de massa, desempenhando importante papel na formação intelectual e cultural das sociedades.