Sobre a Ética e a Política, considere o texto a seguir:
“A verdade é filha legítima da justiça, porque a justiça dá a cada um o que é seu. E isto é o que faz e o que diz a verdade, ao contrário da mentira. A mentira, ou vos tira o que tendes, ou vos dá o que não tendes; ou vos rouba, ou vos condena”.
(Pe. Antônio Vieira, Sermão da Quinta dominga de Quaresma)
Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que:
A.
a moralidade pública e a moralidade privada são categorias basilares para o encaminhamento da justiça no âmbito do poder.
B.
a justiça dá a cada um o que é seu. Então, a verdade, sendo filha da justiça, dela tira o que tem e lhe dá o que não tem.
C.
a vida moral e a vida do poder prescindem de virtudes para sua condução
D.
a dimensão autêntica da vida moral se resume a um ato de justiça e de verdade, deixando à margem a continuidade do agir moral.
E.
a ética na esfera pública deve ilegitimar a verdade para a garantia na esfera privada de uma vida virtuosa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
452
Bom dia !
Alternativa a
É somente através do senso de moralidade pública e privada que é possível ter acesso à justiça no âmbito do poder considerado que a moral é o meio pelo qual estabelece-se os valores para o indivíduo bem como, para as suas relações dentro da sociedade.
É através da moral que o indivíduo desenvolve a ética, sendo esta de suma importância para encontrar o que de fato é justo dentro de uma sociedade.
Respondido por
140
Resposta:a
Explicação: resumo moral
Perguntas interessantes
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Psicologia,
1 ano atrás