Filosofia, perguntado por fabylenz, 11 meses atrás

Sobre a Ética de Espinosa. Baruch (Bento) Espinosa (1632-1677) nasceu na Holanda, de ascendência Judaica, e foi expulso do judaísmo sob a acusação de ateísmo. Foi contra todo tipo de poder, sendo este político ou religioso.

Analise as afirmações abaixo sobre a sua Ética e marque a alternativa correta:

Alternativa 1:
Para Espinosa, o ser humano é uma derivação do pensamento do corpo, isto é, o ser humano nada mais é do que um complexo de fenômenos psicofísicos.

Alternativa 2:
Para Espinosa, há uma hierarquia entre o corpo e espírito, ou seja, o espírito é superior ao corpo, como queriam os idealistas, e o não corpo determina a consciência, como dizem os materialistas,

Alternativa 3:
A Filosofia teísta de Espinosa concordava com a autoridade das "Sagradas Escrituras" e indicava que o ser humano vivia num estado de autopreservação, lutando para sobreviver nesse mundo natural.

Alternativa 4:
Para Espinosa, no estado natural, a liberdade do ser humano termina quando ele encontra outro indivíduo que é mais forte do que ele e, portanto, ele sofre as ações do outro indivíduo. Para que o indivíduo seja agente de suas próprias ações, é necessário que ele seja a causa de suas próprias ações.

Alternativa 5:
Para Espinosa, o ser humano é ser totalmente livre e Deus é o único motivo da existência de todas as coisas, logo, Deus é a substância infinita que não pode ser limitada por nenhuma outra.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
7

1 é falsa, pois para Espinosa havia uma harmonia entre corpo e alma, não a determinação de um pelo outro.

2 é falsa, pelo mesmo motivo de 1.

3 é falsa, pois Espinosa não considerava as "Sagradas Escrituras" como uma fonte de autoridade, não adotando nenhuma religião.

4 é verdadeira, de modo que Espinosa reconhece existir um "jogo de paixões" e de forças na experiência humana, de modo que os seres humanos, para serem livres e felizes, precisam se livrar dos "afetos passivos" e adotar "afetos ativos"

5 é falsa, pois a liberdade humana era limitada pela capacidade de cada um e pela organização social como um todo.

Respondido por AdrianaCuritiba
2

Resposta:

Para mim seria alternativa 1. Senão vejamos:

Explicação:

Livro didático - página 83 - segundo parágrafo:

"O ser humano, por ser finito, consegue alcançar pelo intelecto apenas dois dos atributos da divindade, sendo eles a matéria e o espírito. O homem, no pensamento de Espinosa, é uma derivação do pensamento da substância única, isto é, o homem nada mais é do que um complexo de fenômenos psicofísicos. Para Espinosa, não há uma hierarquia entre corpo e espírito, ou seja, “nem o espírito é superior ao corpo, como queriam os idealistas, nem o corpo determina a consciência, como dizem os materialistas” (ARANHA; MARTINS, 2004, p. 328)". (sem destaques no original).

Perguntas interessantes