Sobre a Ética da comunicação e educação em Habermas, é possível afirmar:
I. A proliferação de espaços de discussão argumentativa e racional proporciona um aprofundamento da democracia.
II. O debate público em uma sociedade democrática deve ocorrer segundo normas éticas de igualdade de participação, não coação e liberdade de expressão.
III. O conselho educativo é tratado apenas como um espaço de resolução de problemas e não funciona democraticamente. Isso prova que não é possível uma educação cidadã.
IV. Uma gestão democrática das escolas com participação dos pais, alunos e professores proporciona a formação cidadã.
Das proposições acima, é correto o que se afirma em
a) I, II e IV, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Sobre a Ética da comunicação e educação em Habermas:
É correto o que se afirma em a) I, II e IV, apenas.
Para Habermas a linguagem serve como garantia da democracia, uma vez que a própria democracia pressupõe a compreensão de interesses mútuos e o alcance de um consenso.
Contudo, para que a linguagem assuma este papel democrático, é necessário que a comunicação seja clara. Para Habermas, a distorção de palavras e de sua compreensão impede uma comunicação efetiva, o consenso e, portanto, a prática efetiva da democracia.
O uso correto das palavras, entretanto, só ocorreria quando fosse abandonado o uso exclusivo da razão instrumental, ou seja, a razão utilizada pelo sujeito cognoscente ao conhecer a natureza com o fim de dominá-la.
Dessa maneira torna-se necessária uma razão que não seja instrumento de dominação, mas de democracia: a razão comunicativa. A razão comunicativa, além de compreender a esfera instrumental de conhecimentos objetivos, alcança a esfera da interação entre sujeitos, marcada por simbolismo e subjetivismo, experiências pessoais e a contextualização dialógica de agentes linguísticos.
Trava-se um diálogo entre sujeitos capazes de compartilhar, pela linguagem, de um universo simbólico comum e interagir, buscando construir um conhecimento crítico pautado por argumentação submetida a critérios de validade, sem, contudo, ser orientada por rígidos domínios científicos.
Habermas crê que a comunicação só é eficiente, ou seja, não distorcida, quando quatro critérios são seguidos:
a) uso de regras semânticas inteligíveis.
b) ser verdadeiro o conteúdo dito.
c) o emissor possuir autoridade nos argumentos utilizados.
d) emissor que utiliza de sinceridade, sem procurar enganar seu receptor.
Bons estudos!
Resposta:
letra a meu amigo de acordo com o que o cara falou
Explicação:
e certo