Sobre a estrutura dos primeiros momentos da República brasileira, podemos afirmar que
( ) o Coronelismo foi um modelo criado a partir do momento em que governadores puderam ser escolhidos pelos habitantes dos estados; as eleições eram limpas e antifraude; os estados tinham poderes iguais de influência sobre o governo federal.
( ) a partir do voto de cabresto, os Coronéis podiam controlar as escolhas dos seus subordinados; o sistema republicano chegou para corrigir o problema da troca de favores, típica do período monárquico; Minas Gerais era a principal província produtora de café do país.
( ) a fraude eleitoral era generalizada; os Coronéis controlavam os votos da sua região para favorecer os seus candidatos; Minas Gerais e São Paulo tinham uma aliança que garantia sua grande influência no poder federal.
( ) as Oligarquias comandaram esse período; o Coronelismo, embora favorável aos fazendeiros ricos, não garantiu riquezas a eles; as Oligarquias garantiam um sistema de troca de favores com o governo federal ao ajudarem a escolher deputados favoráveis a ele e, em troca, recebiam gordas verbas para usarem em seus estados.
É URGENTE!!!!! ME AJUDEMM
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Olá amigo!
A fraude eleitoral era generalizada; os Coronéis controlavam os votos da sua região para favorecer os seus candidatos; Minas Gerais e São Paulo tinham uma aliança que garantia sua grande influência no poder federal!
Logo, a resposta correta é a 3!
Respondido por
1
Resposta:
F, F, V, V
Explicação:
F- As eleições não eram livres de fraudes, pelo contrário, o voto aberto abria margem para manipulação e fiscalização dos votos. Além disso, os estados de Minas e São Paulo revezavam o poder (política do café com leite)
F- O sistema republicano, por mais que representasse algo novo no contexto nacional, não trouxe tantas mudanças assim, especialmente quando se fala no problema da troca de favores. São Paulo capitaneava a produção de café.
Perguntas interessantes