Sobre a Estatísticas Básica da Educação. Pedagogia.
Diante do breve contexto histórico elucidado, é possível afirmar que a Estatística evoluiu passando a apresentar possíveis respostas frente a um objeto de pesquisa, partindo da parte observada, ou seja, um fato em específico, um conjunto de dados de um municipio e até mesmo de um país sobre determinado tema para a totalidade do conjunto, no caso a atribuição dos resultados obtidos, expandindo-os para uma escala maior afim de generalizar o momento de tomadas de decisões.
Agora, é com você meu caro(a) aluno(a):
a- Você concorda com essa observação? Aponte algum exemplo atual ou antigo que retrate a utilização de dados locais para uma generalização em maior escala? Justifique sua resposta?
b- Por que faz-se necessário ter no currículo de um curso de pedagogia a disciplina de estatística aplicada a educação? Fundamente sua resposta.
Soluções para a tarefa
a) Sim, isso porque a estatística permite que haja um maior banco de dados e que ele seja utilizado de melhor maneira.
Podemos citar os dados do IBGE que tem seu tornado cada vez mais complexos e que possibilitam tirar melhores estudos sobre o que foi coletado.
b) Pois possibilita ao aluno saber mais sobre a realidade da educação onde ele está, saber melhor como medir o aproveitamento dos alunos, poder fazer pequisas para melhorar sua atuação, dentre outros.
espero ter ajudado!
Resposta:
a) Sim, a estatística ajuda coletando um maior banco de dados para chegar a uma conclusão mais rápida e eficaz. Podemos citar como exemplo as campanhas políticas, no ano de eleição podemos ver qual candidato é mais provável de ganhar através do uso da estatística.
b) A estatística se faz presente no nosso cotidiano, e usamos ela quase em todo momento e é por esse motivo que o pedagogo tem que dominar essa disciplina para ensinar aos seus alunos da forma mais clara possível que a estatística é algo de muita importância.
Explicação: