Pedagogia, perguntado por MariaClaudia2017, 1 ano atrás

Sobre a "Educação Prisional", analise as afirmações a seguir: I - A educação nas prisões, por não apresentar-se neutra, deve ter uma opção político-pedagógica, que se desvincule dos processos de adaptação dos indivíduos presos e firmar-se como um espaço de emancipação nos interstícios das contradições presentes no sistema prisional. II - Os desafios da educação estão em dois diferentes níveis, político e pedagógico como: constituir o processo de escolarização nas prisões em política pública de Estado, entender a escolarização como parte da ressocialização social dos presos, uma alternativa de potencialização dos sujeitos na sua autonomia, criticidade, participação e emancipação, constituindo-se num espaço diferenciado na prisão. III - O Censo Penitenciário Nacional (BRASIL apud PORTUGUES, 2009) mostra que no Brasil há atualmente 423 mil pessoas cumprindo pena de encarceramento e que 70% delas não possuem o Ensino Fundamental completo. É CORRETO o que se afirma apenas em:

Soluções para a tarefa

Respondido por RPTurolla
4

Olá!


Vamos analisar as assertivas:


I – Esta assertiva está incorreta: A educação prisional deve sim se vincular ao processo de adaptação do indivíduo preso a sua nova condição, haja visto que, por muitas vezes, problemas dentro das penitenciarias acabam por prolongar a vida do indivíduo naquele local. A prática politico-pedagógico deve ser centrada na adaptação e na emancipação.


II – Esta assertiva está correta: Como bem consta na assertiva, a prática escolar nas prisões deve fazer parte de um todo, visando em primeiro lugar a ressocialização do indivíduo. Para tal, sabemos que uma série de medidas são necessárias, tais quais fomentar a autonomia e a criticidade.


III – Esta assertiva está correta: Apesar de novo censo, agora chamado de INFOPEN, feito em 2015, em relação ao censo de 2009 esta informação está correta.



Logo, as assertivas II e III estão corretas.


Perguntas interessantes