Sobre a economia no Brasil Colônia, fale sobre o ciclo da cana de açúcar, do gado, do tabaco e da mineração.
Soluções para a tarefa
Ciclo da cana de açúcar
O ciclo da cana-de-açúcar teve início no Brasil colônia, na época em que foram criadas as capitanias hereditárias. A empresa açucareira brasileira foi durante os séculos XVI e XVIII, a maior empresa agrícola do mundo ocidental.Foi no nordeste do país, que a empresa atingiu seu grau maior de desenvolvimento. A área em que se desenvolveu a cana-de- açúcar foi na Zona da Mata, que se estende numa faixa litorânea, do Rio Grande do Norte ao Recôncavo Baiano. Com o crescimento da produção açucareira, notadamente em Pernambuco e na Bahia, o nordeste tornou-se o centro dinâmico da vida social, política e econômica do Brasil.
Ciclo do gado
A conquista do sertão nordestino e dos limites ao sul do Brasil foram, em grande parte, uma obra da pecuária. O gado chegou a terras brasileiras trazido por europeus e, por ser uma atividade econômica viável longe do litoral, ajudou a deslocar a população rumo ao interior. As tropas foram abrindo trilhas e semeando currais, pousadas, feiras e povoados por todo o país. O gado logo se transformou no principal meio de transporte de carga e um importante aporte na alimentação e no trabalho nas minas e engenhos canavieiros. No sul, os rebanhos formados pelos jesuítas nos aldeamentos indígenas estiveram no centro das disputas territoriais entre Portugal e Espanha e deram origem à pecuária em todo o Cone Sul. O gado mudou os hábitos alimentares e enriqueceu a dieta baseada na mandioca. Além de fonte de renda, o aproveitamento do couro como matéria-prima para utensílios domésticos também ajudou a caracterizar a vida do sertanejo. O folclore brasileiro incorporou cantigas como o aboiado, o bumba-meu-boi além de narrativas em verso sobre proezas e domas de bois bravos e vaqueiros valentes.
Ciclo do tabaco
Primeiramente, observamos que o documento expõe a realização da plantação do tabaco em terras brasileiras. Por meio dessa primeira informação, o professor, através da utilização de um mapa, pode expor as regiões em que esse produto foi plantado e quais seriam os usos dessa mesma mercadoria. Seguindo a leitura, apontamos a importância de se explicar quem e onde se encontravam os negros de resgate. De tal modo, revela-se o uso do tabaco brasileiro para a obtenção de escravos no litoral africano.
Ciclo da mineração
No Brasil, uma das primeiras atividades desenvolvidas foi a mineração, por parte dos europeus que quando aqui chegaram já conheciam as técnicas deste ofício, e ao verem tanta terra inexplorada encontraram a oportunidade de lucrar bastante com a extração dos recursos naturais.
A partir do século XVI, expedições portuguesas partiam da Bahia para o interior do país, com o objetivo de encontrar minas de prata. No século seguinte, Fernão Dias foi de São Paulo a Sabará, em busca de prata e esmeraldas. Já no final do século XVII foram encontradas as minas de ouro na região da atual Minas Gerais. A atividade de mineração viria a crescer e ser ainda mais valorizada na segunda década do século XVIII, quando foram descobertas as minas de diamante. A partir de então, a mineração passou a ser a atividade econômica mais importante da colônia. Foram descobertas minas de ouro também em Mato Grosso e em Goiás, ainda na primeira metade do século XVIII.